Já está disponível no serviço de streaming da Netflix o filme Pokémon: Mewtwo Contra-ataca – Evolução, remake em computação gráfica do primeiro longa da série. Chama a atenção a opção de áudio em japonês, algo aparentemente inédito para a franquia no Ocidente. A versão, no entanto, não é totalmente original, já que a música tema toca em inglês na primeira parte do filme.

Além do japonês, evidentemente há opção de dublagem em português, mantendo o elenco atual da série de TV. O único retorno do time “clássico” é Guilherme Briggs na voz de Mewtwo, volta facilitada pela dublagem de Pokémon ser feita no Rio de Janeiro atualmente (o animê foi dublado em estúdios paulistas por mais de 15 anos). Há também opções de áudio em inglês, alemão e italiano, com legendas nos mesmos idiomas (meio que um padrão de animês exclusivos da plataforma – o selo “Original Netflix”).

É bom destacar também que o filme de 1998 (que estreou por aqui em janeiro de 2000) possuía várias alterações de texto graças à versão americana da 4Kids Entertainment. Agora, o texto de Mewtwo Contra-ataca – Evolução parece seguir algo mais próximo ao original.

Clique aqui para acessar a página do filme na Netflix.

‘Evolução‘ tem o mesmo diretor do 1º filme, Kunihiko Yuyama (que também dirigiu boa parte da filmografia do animê), junto a Motonari Sakakibara. Assim como na história original, conhecemos Mewtwo, um Pokémon desenvolvido em laboratório aprimorando o material genético do lendário Mew. Ele se revolta contra os cientistas que o criaram por acreditar estar sendo manipulado por interesses de poder. O monstro psíquico, que pode se comunicar com a fala humana, envia convites desafiando alguns treinadores Pokémon, para que enfrentem-o junto a seus “Poké-clones” aliados. Ash, Pikachu e seus amigos fazem parte desse seleto grupo, que tentará deter a força incontrolável do Pokémon.

No Japão, o remake estreou em julho do ano passado, ficando em 2º lugar na bilheteria local.

[Via Netflix]


Pokémon é um dos produtos nipônicos de maior relevância mundial. A série animada (que tem como base os games lançados para o Game Boy em 1996) conta a história de Ash Ketchum (Satoshi), um aspirante a treinador de Pokémon: monstrinhos poderosos e capturáveis, que podem ser utilizados em torneios de batalhas por todo mundo. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.

A franquia segue firme nas principais mídias. Atualmente, a fase Pokémon Sol & Lua é exibida no Brasil pelo Cartoon Network e Netflix. Em novembro de 2019, foram lançados os jogos Pokémon Sword e Shield para no Nintendo Switch. Em maio de 2019 estreou nos cinemas o filme Detetive Pikachu, com Ryan Reynolds como voz do personagem título, tornando-se a maior bilheteria de um longa baseado em um game na ocasião.