A Versátil Home Video prepara para abril o relançamento do Blu-ray de Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka), obra máxima do saudoso Isao Takahata pelo Studio Ghibli. O disco está em pré-venda exclusiva pelo site da Versátil, com entrega prevista para o dia 30 de abril. O preço inicial é de R$ 64,90, com desconto de R$ 10,00 para as pré-compras feitas até 31 de março.

A mesma empresa lançou o blu-ray em dezembro de 2015, na época em parceria com a Livraria Cultura. Naquele período, a Versátil já havia colocado outros 6 filmes do Studio Ghibli no mercado de home-video, em 2 boxes especiais que foram um sucesso de vendas.

Vale lembrar uma peculiaridade de Túmulo dos Vagalumes que o torna sempre uma obra à parte da filmografia do Ghibli – o mesmo motivo pelo qual o longa não está no pacote de filmes do estúdio adquirido pela Netflix. O filme de 1988 é o único que divide os direitos com a Shinchosha, editora responsável pela licença do conto original que serviu de base para a produção, também “bancada” por ela. É por isso que ele sempre é distribuído em separado.

Capa do blu-ray de ‘Túmulo dos Vagalumes’ | Divulgação

O disco da Versátil conta com o filme remasterizado em alta definição (o que se espera de um Blu-ray, né?), com áudio original em japonês e legendas em português. As mais de duas horas de extras incluem: storyboards originais, storyboards de cenas excluídas, depoimentos especiais, perspectiva histórica, vídeos promocionais e o trailer de cinema.

Sinopse pela Versátil:
Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.

Fonte: Loja Versátil Home Video