Sem dúvidas, a maior surpresa dentre os anúncios que Editora JBC fez ontem (16), durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, foi o retorno do mangá Nausicaä do Vale do Vento (Kane no Tani no Nausicaä), importante obra do aclamado Hayao Miyazaki.

Segundo comentários do supervisor de conteúdo da JBC, Marcelo Del Greco, essa foi uma negociação que levou por volta de dez anos. Representantes da editora teriam ido pessoalmente à porta do estúdio no Japão, recebendo várias negativas até a abertura de um acordo.

Aos que não se recordam, Nausicaä teve o 1º volume lançado no Brasil em 2006 pela Conrad Editora, seguindo um padrão luxuoso nada comum no mercado da época. A publicação foi seguindo um ritmo de praticamente 1 volume por ano, até ser paralisada na 5ª edição, lançada em março de 2009. Faltando apenas 2 volumes para ser concluído, o mangá só teve o seu cancelamento oficializado pela Conrad em 2013, em meio a uma onda de desistências que surgiram de uma crise interna do selo.

Capa nacional do volume 5 de ‘Nausicä’, último lançado pela Conrad.

A péssima experiência com a Conrad “traumatizou” os japoneses, que cancelaram qualquer negociação da obra para o Brasil. Os anos de atuação da JBC (que em 19 anos publicando mangás só cancelou um título, Futari H) com certeza ajudaram a somar na insistência da editora perante o Ghibli.

Nausicaä foi lançado no Japão antes do filme animado graças a um acordo. Elogiado por seu primeiro trabalho como diretor de cinema com O Castelo de Cagliostro (1979), Hayao Miyazaki foi incentivado por Toshio Suzuki, então editor da revista Animage, a apresentar seus projetos de animação para a editora Tokuma Shoten. Porém, a empresa não queria bancar um animê de algo que não tivesse antes um mangá. Foi aí que Miyazaki foi convencido a escrever e desenhar Nausicaä em capítulos publicados dentro da revista Animage a partir de 1982 (e encerrando somente em 1994, 10 anos após o lançamento do filme!).

Capa japonesa da 1ª edição.

A trama se passa em um cenário pós-guerra, onde os humanos e o ecossistema foram dilacerados. Nausicaä é a princesa do Vale dos Ventos, um dos pequenos vales onde vivem os sobreviventes. Ela tem o poder de “sentir a floresta” e parte em uma jornada para um lugar onde uma vegetação que exala gases venenosos surgiu, um ambiente onde apenas insetos gigantes e seres conhecidos como Ohmu sobrevivem.

O filme animado de Nausicaä foi lançado nos cinemas japoneses em 1984, com direção do próprio Hayao Miyazaki pelo estúdio Topcraft. É considerado um dos “embriões” do Studio Ghibli e acabou sendo incorporado à filmografia do estúdio posteriormente, tanto que foi lançado por aqui em DVD e Blu-ray em 2014 como parte da Coleção Studio Ghibli da Versátil Home Video. Este ano, também integrou o catálogo de filmes do estúdio lançados pela plataforma de streaming da Netflix.

Por enquanto, ainda não há previsão de quando a JBC lançará a sua edição de Nausicaä, mas a garantia é que desta vez teremos o material do início ao fim.

Durante a mesma live, a Editora JBC também anunciou a publicação de What a Wonderful World!, Chi’s Sweet Home e das adaptações em light novel e mangá de O Tempo Com Você (Weathering With You).

Fonte: YouTube JBChannel