E não teve pra ninguém no Japão desse vez. Foram anunciados hoje (13/01) os indicados ao Oscar 2020. Havia expectativa de que ao menos uma produção nipônica entrasse entre os concorrentes da categoria “Melhor Longa-Metragem Animado”, com O Tempo com Você, do diretor Makoto Shinkai (Your Name, O Jardim das Palavras), entre os favoritos dos fãs e entusiastas de previsões para a premiação. No entanto, assim como Children of the Sea (do estúdio 4°C), Okko’s Inn (da Madhouse) e Promare (estúdio Trigger), os outros três desenhos indicados por estúdios nipônicos que ainda permaneciam na lista de pré-selecionados, o filme não sobreviveu à peneira final, com o Japão ficando de fora da disputa.

Para essa categoria, os indicados são: Como Treinar o seu Dragão 3 (da Dreamworks), I Lost My Body (animação francesa, disponível por aqui através da Netflix), Klaus (filme natalino espanhol, também disponível na Netflix), Link Perdido (do estúdio Laika, feito pelo mesmo diretor de ParaNorman) e Toy Story 4 (da Pixar). Este que vos escreve confessa que ficou mais surpreso com a ausência do hypado Frozen II (que já arrecadou uma bilheteria de US$ 1,32 bilhão, sendo a animação mais bem sucedida nos cinemas em todos os tempos) do que com a falta dos longas japoneses.

Voltando ao Japão, vale lembrar que única vitória nipônica nessa categoria, até então, foi com A Viagem de Chihiro , do diretor Hayao Miyazaki, pelo Studio Ghibli, em 2003.

A 92ª edição do prêmio ocorrerá em 9 de fevereiro de 2020.

Lançado nos cinemas japoneses em julho do ano passado, O Tempo Com Você (Weathering With YouTenki no Ko) centra no garoto Hodaka, que fugiu de sua casa em uma ilha isolada para Tóquio, e Hina, uma garota que controla a condição do tempo com suas orações. Os dois tentam forjar seu próprio destino em um mundo onde as leis climáticas foram rompidas.

Arrecadando mais de 13,7 bilhões de ienes (algo em torno dos 126 milhões de dólares) em seu país de origem, o longa de Shinkai se tornou a 12ª maior bilheteria da história do Japão e a 7ª maior de um filme japonês, além se ser o longa de maior bilheteria por lá no ano de 2019. Historicamente, na frente dele estão 4 filmes de Hayao Miyazaki, incluindo o topo da lista encabeçado por A Viagem de Chihiro (mais de 30 bilhões de ienes), além do próprio Your name. de Shinkai, que ocupa a 4ª posição no ranking geral e a 2ª posição considerando apenas os filmes japoneses (com mais de 25 bilhões de ienes arrecadados).

Aqui no Brasil, o filme esteve em cartaz no ano passado no Festival do Rio com o título em português O Tempo Com Você, e pode entrar em circuito normal de exibição ainda nesse início de 2020 (porém a falta de uma indicação ao Oscar também pode prejudicar o lançamento nacional).

Animado pelo estúdio CoMix Wave, a equipe do filme conta com: Masayoshi Tanaka (Your name.) no design de personagens, Atsushi Tamura (Modest Heroes) na direção de animação e Hiroshi Takiguchi (Ajin) na direção de arte. Makoto Shinkai também assina o roteiro, que já foi adaptado em um livro.

[Via Oscars]