Aconteceu nesta manhã (noite do dia 27 no Japão) a prometida live especial de Dragon Quest: Dai no Daibouken (Fly, o Pequeno Guerreiro para os íntimos brasileiros). Na transmissão que durou mais de 2 horas, e comemorou o aniversário de 34 anos da franquia Dragon Quest, foram apresentados alguns novos produtos, entrevistas com os envolvidos e várias informações sobre o novo animê e game.

 

ANIMÊ

Já era sabido que a nova animação do Fly estrearia no último trimestre deste ano. A live veio para confirmar que a transmissão do animê começa no mês de outubro, sendo que a TV Tokyo será a emissora no Japão (a versão dos anos 1990 foi exibida pela TBS).

Também foi divulgado o elenco principal de vozes, que será totalmente diferente do original. Abaixo você confere a relação de personagem/ator.

 

 Fly (Dai) será vivido por Atsumi Tanezaki (Tome Kurata de Mob Psycho 100)

 

Pop será vivido por Toshiyuki Toyonaga (Asahi Shiina de Free!)

 

Maam será vivida por Mikako Komatsu (Izumi Shimomura de Ajin)

 

Leona será vivida por Saori Hayami (Rachel de Tower of God)

 

 

Avan será vivido por Takahiro Sakurai (Satoshi Isshiki de Food Wars! Shokugeki no Soma)

 

 

Jenky (Hyunckel) será vivido por Yuuki Kaji (Eren Jaeger de Attack on Titan)

 

Durante a live (que você pode acessar aqui) também foi exibido um novo trailer da animação, mas o trecho foi deletado após o fim da transmissão. Abaixo você confere uma gravação divulgada pelo Twitter @WSJ_manga (não oficial):

Exibido no Brasil a partir de 1996, dentro da programação do SBT (sendo reprisado até meados do ano 2000), o animê original adaptava um mangá escrito por Riku Sanjo e ilustrado por Koji Nada, tendo como base os conceitos da popular franquia de videogames Dragon Quest (uma eterna paixão dos japoneses). Com capítulos publicados entre 1989 e 1996, o título reuniu 37 volumes encadernados, que é onde mora a conclusão da história, já que a série de TV produzida pela Toei Animation (entre 1991 e 1992) se encerrou muito antes de mostrar a saga final.

Agora é esperado que a nova produção cubra os eventos até o final (claro que vai depender também do sucesso do animê). Aliás, no Japão foi anunciada uma remasterização em HD da série original, que será lançada por lá em Blu-ray no mês de julho.

 

GAMES

Já se sabia que haveria um game baseado na história do Fly, mas a live veio para mostrar que são pelo menos três projetos para diferentes plataforma. Um RPG para celulares, um cardgame para arcades e outro RPG para consoles.

Começando pelos consoles, o nome do jogo é Infinity Strash Dragon Quest: Dai no Daibouken. Ainda não se sabe para quais plataformas será esse RPG da Square Enix, mas o primeiro trailer já mostra algumas cenas de gameplay, o grupo de heróis formado por Fly, Pop e Maam, a Princesa Leona e os vilões Crocodine, Freezard e Baran. Aparentemente, parece seguir a história da série.

O lançamento será em 2021. Confira o trailer:

https://youtu.be/3EHPUHvftdA

 

Já a :DeNA, em parceria com a Square Enix, trará para celulares iOS e Android o jogo Dragon Quest: Dai no Daibouken Tamashii no Kizuna (Laço das Almas). Trata-se de mais um RPG com lançamento previsto para 2021.

A :DeNA é a mesma desenvolvedora de Attack on Titan: TACTICS. Até três jogadores poderão participar no modo cooperativo.

Confira o trailer:

 

Por fim, temos Dragon Quest: Dai no Daibouken Xross Blade (a pronúncia é de “Xross” é “Cross”), um arcade de cartas, que não deve sair antes da primavera deste ano (outono no Japão), com envolvimento da Square Enix. É bem provável que as máquinas desse arcade fiquem disponíveis apenas no Japão.

O trailer mostra praticamente todos os personagens relevantes da trama de Fly:

 

MANGÁS

Calendário do relançamento do mangá original.

A obra original do Fly em mangá vai ganhar uma republicação no Japão no formato chamado de “Perfect Edition”. Os 37 volumes originais agora serão compilados em 25 encadernados, que contarão com novas artes de capa, além de algumas páginas coloridas.

Essa pode ser uma boa oportunidade para o licenciamento da obra no Brasil. Fly é um dos poucos títulos que teve animê exibido nos anos 1990 na TV brasileira que não teve o mangá original publicado por aqui – alguns alegam que havia problemas de direitos autorais para trazer a obra pra cá.

Mas não é só isso, tem mangá novo também! A revista V Jump vai publicar uma história spin-off focada na juventude do Avan. O artista Yusaku Shibata (de ZIPMAN!!) será responsável por tocar os quadrinhos, com base no universo criado por Riku Sanjo.

Uma primeira arte promocional também foi divulgada:

Imagem de divulgação do mangá spinoff do Avan

 

O mangá será publicado paralelamente à exibição do animê, ou seja, deve ganhar seu 1º capítulo em outubro.


Fontes: Site oficial do animê Dragon Quest: Dai no Daibouken, sites oficiais dos games (1), (2) e (3) e Twitter da V-Jump


Dragon Quest é uma série de RPG da Square Enix, cujo primeiro título saiu em 1986 para o Famicon. Dragon Quest: The Adventure of Dai é originalmente um mangá seriado na Shonen Jump de 1989 a 1996, com 37 volumes compilados, inspirado nos jogos, com roteiro de Riku Sanjo e ilustrações de Koji Inada. A obra foi adaptada pela Toei Animation em uma animação de 46 episódios, exibida no Japão entre 1991 e 1992 (não cobrindo toda a história do mangá). A série também recebeu três filmes, com estreia em julho de 1991, março de 1992 e julho de 1992.

O animê veio para o Brasil sob o nome Fly, o Pequeno Guerreiro e foi exibido no SBT a partir de 1996. A história da série apresenta um garoto-órfão chamado Fly (Dai, no original), encontrado e adotado pelo monstrinho Blass na ilha Dermlin. O moleque passa a ser criado pelo monstro como se fosse seu neto, junto de Gome, uma criaturinha dourada em forma de gota com asas. A trama tem início quando Gome é raptado e Fly parte para resgatar seu amigo. Mais tarde, o pequeno valente conhece a bela Princesa Leona, filha única do Rei de Papunika, a qual lhe dá como lembrança a Adaga de Papunika, após ser salva por ele. Depois de descobrirem que o garoto possui uma estranha marca de dragão na testa, Fly recebe a visita do lendário Avan, um corajoso guerreiro que foi à Dermlin a mando do Rei para transformar o jovem num verdadeiro herói.

Em meio à sua longa jornada, Fly ganha a companhia de Pop e Maam, ambos também aprendizes de Avan. Além de fazer amigos, o garoto ainda tem de enfrentar os subordinados de Hadler, um demônio que fora derrotado anteriormente pelos “antigos heróis” (Avan incluso) e retornou para dominar o mundo graças aos poderes do “Grande Rei do Mal”.

O jogo mais recente da franquia é Dragon Quest XI S, lançado em setembro de 2019 para Nintendo 3DS, Switch, PS4 e computadores. Um filme em CG, Dragon Quest: Your Story foi lançado em 2020 na Netflix.