Como divulgado previamente, estreou nesta quarta (3 de junho), em várias plataformas de streaming, o filme Lupin III – O Primeiro, a primeira aventura em computação gráfica de um dos maiores clássicos da animação japonesa. Inicialmente, o filme está disponível para compra ou aluguel digital pelo NOW, Vivo Play, SKY e Looke, mas ainda chegará a mais 4 serviços

Abaixo reunimos vários tópicos sobre o longa e sua exibição. Vale lembrar que a distribuidora Sato Company pretendia levar a produção para os nossos cinemas, mas a pandemia do novo coronavírus impediu que ele entrasse em cartaz. A exibição digital é então uma forma da empresa cobrir os custos (mas ao invés de comprar um ingresso para o cinema, o público compra então um “ingresso” para assistir em casa). O Brasil é o 1º país a fazer o lançamento  do longa diretamente no digital!

 

Quando chegará às outras plataformas?

Lupin III – O Primeiro está confirmado para estrear também no catálogo do Google Play, YouTube, Microsoft Movies e iTunes, mas sofreu um atraso em relação aos demais. Ambas também vão trazer o serviço de aluguel ou compra digital do filme. A previsão é de que os outros serviços recebam o filme em até 30 dias.

 

Quais a opções para assistir?

Depende da plataforma. Se você quiser alugar o filme, essa opção vale por até 48 horas. Ou seja, você paga um valor para assistir por um período limitado de tempo – o que chega mais próximo ao esquema de comprar um ingresso pra ver o filme no cinema. Todas as plataformas disponibilizam o aluguel.

Agora existe também a compra digital. Nela você paga um valor que vale para assistir ao filme quantas vezes quiser, sem limite de tempo (enquanto a plataforma continuar prestando esse serviço). O Looke é uma das plataformas que oferece esse serviço, mas nem todas trazem essa compra “definitiva”.

Em outra matéria, divulgamos um preço inicial para o aluguel e outro para a compra, mas os valores finais variam por plataforma. Em média, o aluguel sai por 14,90 (mas pode variar para baixo em promoções ou um pouco pra cima dependendo da plataforma).

 

Eu preciso ter visto algo de Lupin antes?

De forma alguma! Claro que para os fãs de longa data será uma experiência diferente, mas as aventuras de Lupin III costumam ser fechadas e independentes, não tendo ligação uma com a outra. Você pode saber mais detalhes na crítica do filme publicada aqui mesmo.

 

O elenco de dublagem

O filme foi dublado no estúdio Centauro, de São Paulo, com direção do experiente Nelson Machado (famoso por ser a voz do Quico, do seriado Chaves). Algumas vozes que participaram da série, dublando no passado filmes como O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo, estão de volta para formar o elenco – como é o caso de Yuri Chesman, voz do protagonista.

Clique no nome do ator para ser direcionado ao depoimento de cada um:

Sinopse 

Arsene Lupin III se une a uma garota chamada Laetitia para roubar o Diário de Bresson, um misterioso tesouro que nem mesmo a primeira geração de Arsene Lupin conseguiu roubar. Lupin descobre o poderoso segredo guardado no diário que poderá mudar o destino do planeta e precisará da ajuda de seus amigos, Jigen, Goemon, sua eterna rival Fujiko Mine e até do incansável Inspetor Zenigata para impedir que esse segredo caia nas mãos da maior organização criminosa de todos os tempos!

 

Nomes da produção

Infelizmente, o autor de Lupin III, Monkey Punch, faleceu no ano passado, sem poder assistir ao longa e conferir a sua recepção. Mas ele estava bem feliz com o projeto, como mostra um comentário feito em outubro de 2018: “Lupin III em CGI tem sido meu desejo há muito acalentado. Dei uma olhada nos personagens e na história, e parece que Lupin virá repleto de novas sensações. Estou empolgado só de pensar em como será o filme.”

Lupin III – O Primeiro foi indicado recentemente ao prêmio de melhor longa-metragem no Festival de Annecy, uma das principais premiações do universo da animação. Este ano, o festival será online, acontecendo entre 15 e 30 de junho.

Um feito considerável para o diretor e roteirista Takashi Yamazaki, o mesmo de Dragon Quest: Your Story (disponível na Netflix), que conheceu o personagem ainda criança. “Assistir LUPIN III foi como olhar para o mundo dos adultos. Desde então, tantas obras maravilhosas de Lupin foram produzidas. Tudo isso se deve às fortes personalidades dos personagens originais criados por Punch e sua generosidade em aceitar abordagens variadas como um dos primeiros a adotar recursos digitais na criação de quadrinhos. É uma grande honra que nosso recurso de CGI será lançado como uma das formações desta incrível franquia. O único arrependimento é que não pudemos mostrar o filme completo para Monkey Punch”, comentou.


Fonte: Release de imprensa


Criado em 1967 pelo artista Monkey PunchLupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Entertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria do animê, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o animê original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. No fim dos anos 1980, o filme O Ouro da Babilônia (1985) foi lançado em VHS pela WR Films. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.