Como prometeu na semana passada, a Nintendo fez hoje mais um Pokémon Presents e pegou muitos de surpresa com uma novidade: está em desenvolvimento o primeiro MOBA (massive online battle arena, em tradução livre, arena de batalha multijogador online) da franquia, Pokémon Unite, ainda sem data de lançamento definida. Confira o trailer:

https://youtu.be/dgWeEGBbJDQ

O jogo é fruto de uma parceria da empresa com a Tencent, dona da Riot Games e, por consequência, de League of Legends, um dos mais conhecidos MOBA no cenário dos esportes eletrônicos. Como o JBox já deu a dica há alguns dias, a gigante chinesa parece estar interessada em títulos japoneses para desenvolver seus próximos jogos.

O game será gratuito, com possibilidade de compras in-app e ficará disponível para Nintendo Switch e dispositivos móveis (Android e iOS). Os jogadores se reúnem num time de 5 e desafiam um outro time, jogando como Pokémons, evoluindo e ganhando novas habilidades (assim, é um jogo cooperativo). O desenvolvimento é da Tencent, por meio do TiMi Studios, responsável por jogos como Honor of Kings, Arena of Valor, Speed Drifter e Call of Duty: Mobile. A apresentação completa está disponível no canal oficial de Pokémon.


Fonte: Pokémon Presents, Kotaku e Serebii.net


Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).

A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.

Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo Youtube (atualmente Twilight Wings é uma animação postada exclusivamente nessa plataforma de vídeo) e aplicativos.