Já não é de hoje que a gigante chinesa Tencent Holdings se interessa por franquias de animê. O jogo Saint Seiya Awakening: Knights of the Zodiac fez bastante barulho ano passado quando chegou ao Brasil (a empresa inclusive chegou a anunciar uma série live-action da franquia, esquecida no churrasco).

A empresa também já investiu na animação do jogo Arad: Suming zhi Men, com envolvimento do estúdio japonês Dangun Pictures. Em sua empreitada, possivelmente para se tornar de vez uma espécie de The Walt Disney Company, a atual dona da Riot Games está deliberadamente investindo em franquias japonesas (uma tendência atual também de Hollywood).

Imagem promocional do jogo Saint Seiya Awakening

Segundo informações do Motley Fool, um portal sobre finanças e investimentos, a gigante dos jogos agora está de olho em estúdios de animação japoneses. Ao final do mês passado, a Tencent comprou 20% das ações da Marvelous Entertainment, sendo agora a maior acionista da empresa (a Marvelous está envolvida em Story of Seasons/Harvest Moon, Half-Minute Hero, Rune Factory e No More Heroes, mas também trabalha com animações e séries para TV).

No ano passado, a Tencent investiu na PlatinumGames (desenvolvedora de Bayonetta e NieR). Com isso, a empresa chinesa parece estar montando uma base para ter acesso a propriedades intelectuais japonesas, provavelmente para usar em jogos futuramente.

A cultura pop japonesa tem um alcance internacional enorme e, hoje, é extremamente famosa também na China (um dos primeiros países a tomar medidas no caso Horikoshi), sendo natural o interesse da Tencent nesse tipo de produto. Contudo, os criadores japoneses hesitam em vender e, consequentemente, perder o controle de suas criações. Por isso, a estratégia de comprar ações das empresas provavelmente vem para evitar uma série de acordos de licenciamento (isso explicaria também porque a Tencent não comprou as empresas de uma vez). Espera-se, portanto, novas compras da empresa no mercado de ações japonês.

A Tencent vem, nos últimos anos, comprando ações de diversas empresas. Além de ser dona da Riot, ela possui 40% das ações da Epic Games, 13% da Kakao, 5% da Ubisfot francesa e 5% da Ubisoft americana, além de diversas outras empresas menos conhecidas da qual ela é dona ou acionista majoritária.


Fonte: The Motley Fool