Apesar de não ter dado muita sorte no Brasil, Doraemon segue firme e forte como um ícone em seu país de origem. Seu novo filme em computação gráfica, Stand By Me Doraemon 2, ganhou hoje (27) um novo trailer, mostrando um pouco mais da tensão do pequeno e do velho Nobita e as complicações de viagem no tempo que implicam no futuro do seu casamento.

Confira o vídeo abaixo:

O filme anterior, Stand By Me Doraemon, foi lançado em 2014 para comemorar os 80 anos que Hiroshi Fujimoto (um dos criadores) completaria se estivesse vivo, tornando-se a maior bilheteria do gatinho robô. Primeira produção em computação gráfica de Doraemon para os cinemas, teve direção de Ryuuichi Yagi e Takashi Yamazaki (o mesmo de Dragon Quest Your Story e Lupin III: O Primeiro) – ambos retornam nessa sequência.

Stand By Me Doraemon 2 estava previsto para ser lançado no Japão no próximo dia 7 de agosto, mas teve a estreia adiada por conta da pandemia. Por enquanto não há uma nova data, mas também foi divulgado um pôster promocional:

Pôster de ‘Stand By Me Doraemon 2’ | Divulgação/TOHO


Fonte: doraemon-3d.com


Lançamento no Brasil é possível?

Em 2015, havia a ideia da distribuidora Sato Company em trazer o primeiro filme CG ao Brasil. A empresa chegou a trabalhar uma temporada da série de TV de Doraemon (que passou na Netflix e chegou ir para a Band já em fim de contrato), mas houve dificuldade de negociação e perda de timing.

Em entrevista concedida ao JBox em junho, o CEO da empresa comentou que a produção ainda faz parte de sua lista de desejos – no entanto, não há qualquer expectativa para breve.


Criado em 1970 pela dupla Fujiko Fujio na forma de mangá, Doraemon gira em torno de um gatinho robô enviado do futuro para ajudar o garoto Nobita, que sofre os problemas de sua idade na escola, de bullying a notas baixas. Doraemon é capaz de retirar inúmeros tipos de objetos de dentro de um compartimento em sua barriga, o que usará para resolver os problemas de seu companheiro humano.

Com base nos quadrinhos, a primeira série animada surgiu no Japão em 1973. Ganhou um reboot em 1979, que teve alguns episódios exibidos no Brasil nos anos 1990 pela extinta Rede Manchete – e que durou até 2005 (com 1787 episódios!). No mesmo ano de 2005 estreou a série que está no ar até hoje na TV japonesa, passando a marca dos 500 episódios. Um pacote de capítulos produzidos em 2007 chegou por aqui em 2014 na Netflix, com distribuição da Sato Company (que já não trabalha mais com a série). Em janeiro de 2019, foi exibido pela Band como parte do Verão Animado.