Nesse momento de pandemia, um evento de Sword Art Online está vindo aí em realidade virtual nos dias 10, 12 e 15 de agosto, por meio do serviço Cluster, acessível via equipamento VR, computador e dispositivos móveis. Apesar do suporte à VR, a rede social ainda funciona em aparelhos sem essa tecnologia.

Estão confirmadas as vozes originais de Leafa (Ayana Taketatsu) no dia 10, Alice (Ai Kayano) no dia 12 e Kirito (Yoshitsugu Matsuoka), Asuna (Haruka Tomatsu) e Ronie (Erina Kondo) no dia 15. A ideia do evento seria criar uma experiência próxima à do console presente na série.


Fonte: Mantan-Web


Sword Art Online centra no jogo de mesmo nome, um VRMMORPG que com o sistema de tecnologia NerveGear permite que jogadores controlem seus personagens com apenas a força do pensamento. Porém, toda a diversão se transforma em horror quando os jogadores percebem que não há nenhuma forma de desligar o jogo e estão presos dentro de SAO até que completem todos os seus 100 níveis.

Reki Kawahara escreveu o primeiro volume da light-novel de Sword Art Online em 2002 para participar do concurso Dengeki Game Novel Prize, porém foi impedido por ter ultrapassado os limites de páginas, então passou a postar como uma webnovel. Após Accel World ganhar a mesma premiação em 2008, Sword Art Online foi publicado impresso em abril de 2009, com a arte de abec.

No Brasil, as 2 primeiras temporadas do animê estão disponíveis pela Netflix. A série completa pode ser assistida pela Crunchyroll, incluindo episódios atualmente em exibição no Japão e o derivado Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online (esse último também disponível pela Netflix). A Panini publica as edições da light novel original e também suas adaptações em mangá.

Em outubro de 2020 começou a ser exibida a temporada mais recente,Sword Art Online: Alicization War of Underworld –, com a direção de Manabu Ono (Horizon in the Middle of Nowhere), disponível na Crunchyroll. A Funimationconfirmou o título em seu catálogo brasileiro, mas não sabemos se virá dublado ou apenas legendado.