Apesar do trio Changeman, Jiraiya e Jaspion ter entrado na grade dominical da Band em caráter emergencial, por causa da pandemia do novo coronavírus, os clássicos resistiram a esse período e provaram que deixaram de ser meros “tapa-buracos” de programação. Mesmo com problemas iniciais com formato de tela, falta de patrocínio e eventuais quedas de audiência (com a recente volta da Fórmula 1), essas séries tokusatsu, que fizeram bastante sucesso na extinta Rede Manchete, mostraram que ainda têm potencial. Continuam populares a ponto de reunir famílias, atrair novos fãs e até cair no gosto da emissora do Morumbi.

Em sua 23ª semana consecutiva, Jaspion chega aos seus dois episódios finais neste domingo (23), a partir das 11h50 da manhã. O penúltimo episódio, intitulado por aqui como Sou o Filho de Satan Goss, mostra o último e inesquecível duelo entre o Tarzan Galático contra MacGaren, o filho do demônio espacial. Já o último é a continuação desse evento, quando o Gigante Guerreiro Daileon enfrenta pela última vez o Poderoso Satan Goss.

Em tempo, Jaspion atingiu o pico de 2.5 pontos no último domingo (16). Sua estreia em 22 de março registrou 2.6 pontos, dobrando a audiência da Band no horário.

Antes desse desfecho, o canal ainda vai exibir os respectivos episódios 43 e 44 de Changeman e Jiraiya. E partir do dia 30 de agosto, Jaspion será substituído por Kamen Rider Black, outro grande clássico que foi exibido pela saudosa emissora dos Bloch. A Band irá exibir a série com qualidade em HD Remaster e, se tudo der certo, deve transmitir até o último episódio, inédito no Brasil e recém-dublado pelo estúdio Centauro.

Vele lembrar que as séries tokusatsu deverão mudar de horário com a volta do Brasileirão Sub-20, a partir do final de setembro.


Sobre Jaspion

Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.

Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelo Amazon Prime Video.

Um mangá brasileiro oficial será publicado pela Editora JBC.

Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.