Edi, Michel e Marcelo na Comic Boom | Foto: Gasseruto/JBox

Novas mudanças no cronograma de lançamento de O Regresso de Jaspion, o mangá nacional oficial do herói japonês pela Editora JBC. Na tarde deste sábado (29), estiveram reunidos na loja Comic Boom, em São Paulo, Edi Carlos (gerente de marketing), Marcelo Del Greco (editor) e Michel Borges (ilustrador), dando mais alguns detalhes sobre a produção dos quadrinhos.

A publicação deve ocorrer no mês de maio. Em novembro do ano passado, foi comentado que a expectativa de publicação da obra era para este 1º trimestre (até março). Sábado passado, em seu Twitter pessoal, o ator Hiroshi Watari (o Boomerman na série Jaspion) elogiou o que viu e soltou uma previsão para abril. Segundo Del Greco (durante a palestra), a editora espera finalizar o material nos próximos dias, mas ele ainda tem que ser enviado para aprovação da Toei Company. O mês de abril seria a expectativa para ter o mangá pronto em mãos, com o lançamento efetivo no mês seguinte.

 

Mudança na linha do tempo

Inicialmente, foi divulgado que a história se passaria 30 anos após o que foi visto na TV, mas os planos mudaram. Agora o tempo será “indeterminado”, sendo algo entre 10 e 15 anos após. Del Greco comentou que, quando foram escrever o roteiro, perceberam que 30 anos era um tempo enorme (afinal, as crianças da série já seriam quarentonas).

 

Nova música

A JBC já havia encomendado uma regravação do tema de abertura de Jaspion, com um arranjo mais moderno e interpretado pela cantora japonesa MIC – material que já foi usado em divulgação em eventos, como na última CCXP (confira abaixo).

Mas não deve ficar por aí. Uma música inédita está em desenvolvimento, mais uma vez com a MIC, mas unindo os vocais com o brasileiro Ricardo Cruz (integrante do supergrupo japonês de animesongs JAM Project e fã incondicional de tokusatsu).

https://www.youtube.com/watch?v=omqTQ7l0-DI

 

Lançamento mundial e outras séries tokusatsu

Outro ponto comentado durante a palestra diz respeito a um desejo da Toei Company. O estúdio que produziu Jaspion nos anos 1980 sugeriu que o lançamento do mangá fosse a nível “mundial”. A JBC, no entanto, prefere ir com mais calma, fazendo primeiramente o lançamento em português.

Trabalhar com outros heróis do tokusatsu continua nos planos, mas isso obviamente depende do retorno de O Regresso de Jaspion. No entanto, o mais provável é que sejam títulos da franquia Metal Hero, já que Super Sentai possui dificuldade em relação à Hasbro e Kamen Rider também tem seus empecilhos.

 

Recapitulando: preço e formato

Como já divulgado anteriormente, O Regresso de Jaspion terá o formato 17,5 x 24,5 cm, com miolo em papel Lux Cream e capa dura. O mangá vai custar R$59,90 e terá 170 páginas em preto e branco e mais 14 páginas coloridas. Juntamente com a versão impressa, a JBC também publicará uma edição digital, ainda sem preço revelado (mas que deve girar em torno de 30% a menos que o valor da edição física). A leitura é em padrão ocidental.

Demonstração da capa de ‘O Regresso de Jaspion’. | Imagem meramente ilustrativa. Divulgação JBC

Uma parceria da JBC com a Toei Company (produtora do seriado original) e a Sato Company (licenciadora da série e da marca no Brasil), o projeto do mangá de um dos heróis japoneses mais icônicos por essas bandas inaugura o novo selo JBStudios, destinado a publicações especiais de conteúdos próprios da editora ou inéditos – tanto de conceitos criados do “zero” quanto de trabalhos que expandem marcas já consagradas como o Jaspion. Outro título que faz parte desse selo é o Turma da Mônica – Lendas Japonesas, livro ilustrado com textos de André Kondo.

 

Sinopse divulgada em 2019: 
Depois de derrotar Satan Goss e MacGaren em uma batalha mortal, Jaspion deixou o Planeta Terra para lutar contra as forças do mal por todo o universo. Mas surge uma nova ameaça.

A concentração de energia negativa trouxe a terrível bruxa galáctica Kilmaza de volta à vida. Tomada pelo desejo de vingança contra Jaspion, agora ela planeja ressuscitar não apenas MacGaren, mas Satan Goss e outros aliados.

É hora de Jaspion voltar à Terra, depois de muito tempo, e lutar mais uma vez contra as forças do mal comandadas por Satan Goss. Para isso, o Campeão da Justiça contará com a ajuda de velhos amigos como Boomerman, Anri, John Tiger e o Gigante Guerreiro Daileon.

 

Com informações da repórter gasseruto


Produzida em 1985 pela Toei Company, a série O Fantástico Jaspion foi o 4º segmento da franquia conhecida como Metal Hero, inaugurada com a trilogia dos policiais do espaço Gavan (1982), Sharivan (1983) e Shaider (1984). Narra a saga do órfão Jaspion, que recebe a missão de lutar contra o império do temido Satan Goss. Ao lado da androide Anri e da monstrinha Miya, Jaspion chega à Terra para procurar as crianças que possuem o poder de encontrar o Pássaro Dourado, um ser mítico que teria a chave para a vitória contra o mal.

Em 22 de fevereiro de 1988 a série estrearia na programação da extinta Rede Manchete, iniciando ao lado de Changeman um verdadeiro “boom” de heróis japoneses na TV brasileira. Ícone de uma geração, virou referência do tokusatsu por aqui, sendo sem dúvidas o maior sucesso comercial do gênero no país.

Atualmente, é possível assistir a todos os episódios pelas plataformas de streaming PlayPlus e Amazon Prime Video.