Os dois aguardados filmes de Sailor Moon (Sailor Moon Eternal, adaptando o equivalente a fase Super S da série clássica), previstos para estrear nos cinemas japoneses em janeiro e fevereiro de 2021, podem chegar em breve também ao Brasil – se nada der errado, é claro, lembrem-se que Sailor Moon historicamente tem certo “azar” por aqui.

Embora o destino ainda não tenha sido divulgado, é possível que a estreia ocorra em alguma plataforma de streaming, considerando a pandemia. Mas uma informação pode deixar qualquer moonie em polvorosa: conforme apurado pelo JBox, uma dublagem para estes filmes foi encomendada e um estúdio em São Paulo já estaria na fase de testes do elenco.

Sailor Moon possui dois elencos de dublagem no Brasil, alvo de uma guerra eterna entre o fandom: o da 1ª fase da série, exibida na Rede Manchete e realizada na Gota Mágica; e o das demais temporadas (R, S, Super S e Stars), realizado na BKS e com um trabalho terrível de mixagem, substituindo todo o elenco antigo por um novo.

Até hoje muitos defendem que, no dia em que a série finalmente for relançada por aqui (intenção da Toei desde 2018, conforme noticiamos aqui), o elenco deveria passar por uma renovação, unindo talentos de ambas as épocas para uma versão final “perfeita”. Assim que obtivermos mais informações, atualizaremos.

 

Filme antigo com dublagem perdida?

Nesta semana, alguns trechos com uma suposta dublagem em português do filme de Sailor Moon R foram divulgados no Twitter e isso acendeu a luz da semente estelar dos milhões de órfãos da série no Brasil. Confira o trecho a seguir, que une uma mistura do elenco de ambas versões, para alegria de muitos.

Infelizmente, segundo apuração do JBox, essa dublagem realmente foi produzida, mas o cliente (quem paga pra dublar) não teria sido a Toei Animation e os detentores desse áudio “lendário” não podem comercializá-lo legalmente.

 

DVDs da PlayArte?

Em enquete realizada há alguns meses, via página de Facebook da distribuidora PlayArte, os fãs de Sailor Moon novamente ficaram afoitos com a possibilidade da empresa (responsável pelo lançamento de quase tudo d’Os Cavaleiros do Zodíaco em home vídeo no país) resgatar a série clássica em um lançamento para colecionares, mas desde então nenhum novidade foi anunciada.


Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como SSuper S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.