Parece que o período de quarentena por causa da Covid-19 serviu para aproximar a distribuidora PlayArte do seu público consumidor. Novamente utilizando suas redes sociais (depois de uma perguntinha sobre My Hero Academia e Demon Slayer) a empresa lançou novas enquetes aleatórias perguntando aos bravos (e resistentes) colecionadores tupiniquins qual série preferiam ver no mercado de home-vídeo. Sábado passado (28), a disputa foi entre guerreiras: Sailor Moon ou Saintia Shô? Em DVD ou em Blu-ray?

Com uma fanbase mais bem estabelecida, os fãs de Cavaleiros do Zodíaco demonstraram valorizar o lançamento da versão animada do mangá de Chimaki Kuori , que é mais um derivado da franquia de Masami Kurumada tentando reeditar o sucesso da série clássica.

Com apenas uma temporada com 10 episódios – e muitas críticas em torno da qualidade dos mesmos – os  fãs de Cavaleiros que apoiam o lançamento de Saintia Shô disputam o possível lançamento com a legião de fãs da guerreira da lua – que sofreram bastante com os produtos passados.

Um ponto a se considerar, levando-se em conta o histórico da PlayArte de não finalizar coleções de séries com muitos episódios (alegando baixas vendas), é a desvantagem comercial de Sailor Moon na escolha: Usagi/Serena e suas amigas possuem uma série com 200 episódios e outra (um remake) com 39 episódios – sem contar filmes e especiais. Já Saintia Shô tem apenas 10 episódios – e ao que tudo indica deve ficar só por aí, visto que a série não fez o que podemos apontar como sucesso…

Enquete Sailor Moon X Saintia Shô | Reprodução/Facebook

PS: Vamos ignorar que no fundo da imagem está a Sakura de Sakura Card Captors?

 

 

Sailor Moon e o retorno flopado

Em entrevista exclusiva ao JBox em dezembro de 2018, o diretor de licenciamento da Toei, Daniel Castaneda, comentou sobre o planejamento de um relançamento de Sailor Moon na TV brasileira em 2019 – com direito à redublagem e imagem em alta definição.

O ano passou e o único retorno de Sailor Moon que ocorreu foi a estreia da 3ª temporada (Sailor Moon S) no serviço Latam Play, disponível exclusivamente em aviões da companhia aérea Latam (e com dois episódios somente).

Anos atrás, Sailor Moon S teve um ensaio de lançamento de DVD pela obscura CD & DVD Factory que deixou o público na mão, após um único volume em DVD com 3 episódios chegar às lojas.

 

A terceira enquete

Já neste sábado (4 de abril), outra enquete surgiu nas redes da empresa, mais uma vez em uma comparação desproporcional. A disputa da vez é entre os fãs de JoJo’s Bizarre Adventure e Yu Yu Hakusho. E como nos questionamentos anteriores, o responsável pela arte “brincou” jogando uma terceira série no fundo, com o semblante do Goku de Dragon Ball Super.

Começando por Yu Yu: pelo texto da enquete, a intenção seria a de lançar a versão remasterizada + OVAs, já que a série já foi lançada em DVD no passado pela própria PlayArte. O animê ganhou uma coleção comemorativa em 2018 no Japão, celebrando os seus 25 anos, incluindo também o filme e os OVAs – com 2 episódios inéditos, adaptando capítulos do mangá que não viraram animê na época.

O fator nostálgico rende vantagem à animação, que traz ao menos duas gerações (a da Manchete e a do Cartoon Network) que poderiam ser possíveis compradores de uma nova coleção em Blu-ray. Já JoJo’s Bizarre Adventure, apesar de ser originalmente um mangá mais antigo que Yu Yu, é um “clássico recente” em sua versão animada. É uma série longa, ainda em produção, conhecida mais pelo nicho que consome animês no idioma original com legendas (a exibição oficial acontece via streaming pela Crunchyroll). E mais uma vez: o histórico da PlayArte com séries muito longas não anima ninguém.

Enquete JoJo X Yu Yu Hakusho | Reprodução/Facebook

A enquete pode ser acessada pelo Facebook da PlayArte e também pelo seu Instagram.


Fonte: Fanpage da PlayArte no Facebook (1) e (2)


Sobre Sailor Moon

Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como SSuper S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.

Uma produção para os cinemas em duas partes, Sailor Moon Eternalestá marcada para estrear nos cinemas japoneses em 2020.


Sobre Saintia Shô

Capitaneado pela artista Chimaki Kuori, Saintia Sho é originalmente um mangá spin-off d’Os Cavaleiros do Zodíaco.  A história apresenta um novo grupo de guerreiras, as saintias, uma guarda especial que protege Atena, em acontecimentos que correm paralelamente com o do mangá original de Masami Kurumada – e além de trazer um novo conceito, amarra algumas lacunas deixadas pelo autor.

O mangá de Saintia Shô é publicado no Japão desde agosto de 2013 e reúne até o momento 13 volumes encadernados. No Brasil, o título sai pela Editora JBC.

A versão em animê tem produção da Toei Animation, com animação do estúdio Gonzo, seguindo o traço semelhante ao criado pelo falecido Shingo Araki pra TV em 1986, ao invés do traço de Chimaki. A estreia aconteceu em dezembro de 2018, com exibição oficial no Brasil via Crunchyroll, logo após a transmissão no Japão.

A Toei chegou a liberar um trailer dublado em português. A produtora teria planejado também uma exibição do animê em cinemas brasileiros, que ainda não aconteceu.


Sobre JoJo’s Bizarre Adventure

Criado por Hirohiko Araki em 1987, JoJo’s Bizarre Adventure (JoJo no Kimiyou na Bouken) foi publicado na revista Weekly Shonen Jump até 2004, quando migrou para a revista Ultra Jump (dedicada a um público mais “maduro”), onde é editado até hoje, rendendo a marca de 126 volumes encadernados.

A obra ganhou a primeira adaptação animada em 1993, com uma série de OVAs (animação lançada direta no mercado de vídeo) de 6 episódios e outra em 2000 com mais 7 episódios. Em 2007 ganhou um longa animado adaptando o arco Phantom Blood, com direção de Junichi Hayama. Finalmente, em 2012 começou a série de animê “definitiva”, com animação do estúdio David Production (Captain Tsubasa 2018). Esta última produção trouxe holofotes para JoJo no mundo todo, com um sucesso que garantiu a produção de mais temporadas – até o momento foram 4, somando 152 episódios.

A primeira “saga” começa contando a história de Jonathan Joestar, jovem herdeiro de uma família aristocrata britânica. Seu desejo de viver uma vida despreocupada é interrompida com a chegada de Dio Brando, “adotado” pela família Joestar após a morte de seu pai (que teria salvado a vida do pai de Jonathan no passado). Dio então inicia uma rivalidade para se tornar o filho favorito entre os Joestar, mas vai além: almejando a herança, ativa os poderes de uma misteriosa máscara de pedra, tornando-se um ser sobrenatural. Jonathan então passa a treinar para derrotar o “invasor”.

No Brasil, a Panini publica o mangá em uma edição com mais páginas por volume em comparação com o encadernado original, baseada em uma coleção japonesa chamada de bunkoban. Estão garantidos por aqui os 3 primeiros arcos: Phantom Blood (3 volumes, já publicados), Battle Tendency (4 volumes, já publicados) e Stardust Crusaders (com 4 de 10 volumes já lançados). No Japão, a saga se encontra em seu oitavo arco, conhecido como JoJolion.

Todos os episódios do animê estão disponíveis com legendas em português pela Crunchyroll. A editora Pipoca e Nanquim publicou este ano um spinoff em mangá, chamado Rohan no Louvre.


Sobre Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é originalmente um mangá de Yoshihiro Togashi, publicado na famosa Shonen Jump entre 1990 e 1994. Conta a história de Yusuke Urameshi, um rapaz problemático e encrenqueiro que surpreende o mundo espiritual ao dar sua vida para salvar um garotinho de um atropelamento. Como não estava nada programado para a sua morte, ele recebe uma chance de voltar à vida, desde que cumpra algumas tarefas como detetive espiritual. O mangá foi publicado duas vezes no Brasil pela Editora JBC.

O animê veio em 1992, com produção do Studio Pierrot (o mesmo que anos depois faria o sucesso Naruto). Os 112 episódios foram exibidos no Brasil a partir de 1997 pela Rede Manchete e sua trilha sonora ficou reconhecida como uma das melhores adaptações nacionais do gênero. Existiu o projeto de um disco na época, mas o trabalho nunca foi levado à frente (um projeto tributo, feito pelos músicos originais, teve 5 vídeos lançados em nosso canal no YouTube).

Em 2004, Yu Yu Hakusho voltou ao ar no Brasil pelo canal pago Cartoon Network, com uma redublagem feita com quase todo o elenco original. Na época, não houve um acerto para o uso da trilha brasileira e assim conferimos pela primeira vez as músicas originais do Japão. Essa versão teve poucos episódios exibidos também pela Band e em seguida foi reprisada por completo pela PlayTV, também saindo em DVD pela PlayArte.