Marvel’s 616 finalmente está disponível para os assinantes brasileiros da plataforma de streaming Disney+. O primeiro episódio (de um total de oito), com duração de 50 minutos, é inteiramente dedicado à série tokusatsu Spiderman, que foi uma produção da Toei Company realizada em parceria com a Marvel Comics, entre 1978 e 1979.

Lançada nesta sexta (29), a série de documentários está disponível com áudio e legendas em inglês, português, além de outros idiomas.

O episódio começa com uma explicação de Gene Pelc, representante da Marvel entre os anos de 1976 e 1985, de como ele fomentou um relacionamento entre a Marvel e a Toei. O papel de Pelc também ajudou na produção da série. O documentário também conta curiosidades como, por exemplo, surgiu o nome do carro Spider Machine GP7 enquanto Pelc bebia em um bar com seus colegas de trabalho.

Outros convidados incluem o dublê Hirofumi Koga, que conta sobre suas acrobacias ousadas e perigosas no traje do Homem-Aranha, como a vez em que escalou a Torre de Tóquio sem corda para a sequência de abertura. Osamu Kaneda, o coordenador de dublês da época, ajuda a explicar a estratégia para realizar acrobacias (e marca presença no trecho abaixo).

O astro principal Shinji Todo (Takuya Yamashiro/Spiderman) e a atriz Rika Miura (Hitomi Sakuma) prestam seus respectivos depoimentos sobre o clássico. Inclusive, Todo (que também interpretou Makoto Dolbara/Neroz em Metalder) fica surpreso ao saber que o saudoso Stan Lee (1922~2018), criador original do Homem-Aranha, era um grande fã do programa.

À medida que o documentário fala sobre a produção de Spiderman, o designer de brinquedos Katsushi Murakami fala sobre como foi projetar a nave espacial Marveller e o robô gigante Leopardon, além de sua importância para os rumos das séries Super Sentai, fazendo com que a Toei criassem robôs gigantes para cada programa. Além disso, Pelc explica como o sucesso de Leopardon o levou a trabalhar com Stan Lee em quadrinhos de robôs como Shogun Warriors e The Transformers.

Lembrando que o Homem-Aranha japonês poderá aparecer no filme Homem-Aranha: No Aranhaverso 2, previsto para 7 de outubro de 2022 nos cinemas norte-americanos.


Fonte: Disney+


Change, Leopardon!

Imagem: O Homem-Aranha da Toei.

O Homem-Aranha japonês. | Divulgação/Toei/Marvel

A série tokusatsu Spiderman (de 1978) foi a primeira produção da Toei Company em uma parceria de quatro anos com a Marvel. Rendeu 41 episódios para a TV e mais um filme para o extinto festival de mangá da Toei, que narravam as aventuras de Takuya Yamashiro – um jovem motoqueiro que assumia o codinome do herói para lutar contra o Exército da Cruz de Ferro e seus monstros semanais. Além de possuir um bracelete de transformação e um veículo chamado Spider Machine GP-7, Spiderman foi o primeiro herói japonês a pilotar um robô gigante, o Leopardon. Esta ideia foi do desenhista Katsushi Murakami, que serviu de embrião para a concepção original das séries Super Sentai a partir de 1979, com a inclusão de um robô gigante pilotado pelo quinteto da vez, Battle Fever JDenziman e Sun Vulcan foram as duas séries Super Sentai produzidas pela parceria entre a Toei e a Marvel, sendo que na última atuou apenas como co-produtora.

Ainda nos anos 1970, a Marvel tentou popularizar o Homem-Aranha através do mangá de Ryouichi Ikegami, onde o jovem cientista Yu Komori é picado por uma aranha radioativa e passa a adquirir superpoderes. Assim como Peter Parker, Yu se torna o Homem-Aranha. Rumiko Shiraishi (equivalente à Mary Jane) pede ajuda a Yu para encontrar seu irmão que desapareceu em Tóquio. Em seu caminho, surge o vilão Electro, o primeiro de muitos vilões que esse aracnídeo teve que enfrentar. O mangá de Ikegami foi publicado em inglês nos EUA em 1997 e também chegou por aqui em 1998 pela editora Mythos.

Imagem: Página do quadrinho.

O Homem-Aranha japonês e o robô gigante Leopardon nos quadrinhos Amazing Spider-Man/Reprodução

Em 2015, o Aranha japonês e Leopardon foram integrados ao Universo Marvel, com direito a uma aparição na edição 12 dos quadrinhos Amazing Spider-Man. Sendo assim, os eventos da série japonesa se passam oficialmente na Terra-51778.