O streaming do Telecine está se despedindo. Até o final do ano, a Globo pretende passar todo o conteúdo do antigo Telecine Play (atualmente chamado apenas… Telecine) para o Globoplay. Segundo um comunicado oficial, a estratégia é “concentrar o extenso portifólio em um único ambiente”, com o objetivo de “aprimorar a experiência dos usuários”.

Algumas informações, no entanto, apontam um possível outro motivo. Segundo apurado pelo TV Pop, a Globo estaria planejando uma demissão em massa do departamento operacional de todos os seus canais, inclusive do canal aberto, também ainda neste ano.

Neste cenário, não seria absurdo especular que equipes ligadas aos streamings também serão enxugadas, ou dissolvidas, e, por isso, a empresa preferiria até mesmo se desfazer de um dos streamings, preferencialmente o menos utilizado.

O suposto fim do departamento operacional estaria dividindo opiniões internamente, uma vez que é ele quem garante a qualidade das transmissões da empresa. Inclusive, é a qualidade da Globo que minimizou desmontes do operacional em outro canais, como a Record, pois colocar nas mãos de uma produtora terceirizada aumenta o número (e gravidade) de erros técnicos durante as transmissões.

Se efetivada, a terceirização não só faria a qualidade dos canais Globo cair, mas também encorajaria suas concorrentes a fazer o mesmo, uma vez que sempre foi a Globo o parâmetro de qualidade da TV brasileira. A empresa, no entanto, nega as demissões.

Vale ressaltar que, mesmo sem essas demissões, o conglomerado já vem trabalhando com equipes menores — e isso é perceptível em seus programas (o logo do Faustão aparecendo no “domingão do Huck”, quem lembra?).

Com a extinção do streaming do Telecine (o canal pago ainda segue vivo), os filmes de animês e tokusatsu por lá então devem todos ir eventualmente para o Globoplay, como já ocorreu recentemente com My Hero Academia: 2 Heróis.

O catálogo do Telecine atualmente conta com muitas produções licenciadas pela Sato Company, como três filmes de Eureka Seven, o longa de Love Live! Sunshine!!, e o próprio My Hero Academia: 2 Heróis – todos dublados. Lá também está o filme Godzilla II.

O streaming de filmes existe desde 2012, mas apenas em 2018 foi lançada uma assinatura avulsa – antes disso, era preciso assinar canais Telecine na TV a cabo para poder aproveitar o catálogo. Já o Globoplay chegou em 2015 e é o líder nacional com mais de 20 milhões de usuários, na frente de gigantes como Netflix e Disney+ no Brasil.


Fonte: IGN