Imagem: Ultramans em pôster.

Ultraman Chronicle D: Nova série tokusatsu estreia em janeiro

As comemorações de 25 anos de ‘Ultraman Dyna’ estão garantidas.

A Tsuburaya anunciou nesta sexta (24) a série tokusatsu Ultraman Chronicle D. Com estreia marcada para 29 de janeiro, a atração vai ao ar nas manhãs de sábado da TV Tokyo, a partir das 9h (21h de sexta pelo horário de Brasília). A exibição mundial pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube está confirmada, com novos episódios indo ao ar por aqui nas noites de sexta, a partir das 21h30.

Com isso, Ultraman Trigger: New Generation Tiga chega ao fim no dia 22 de janeiro, totalizando 25 episódios. A nova série será apresentada pelo Alien Marlulu (voz por Mao Ichimichi, a Gokai Yellow em Gokaiger) e Alien Deban (voz por Risae Matsuda).

Em Ultraman Trigger, Marlulu é um dos integrantes da GUTS-Select. Já Deban é um personagem que apareceu pela primeira vez no episódio 21 de Ultraman Tiga e recentemente apresentou três episódios especiais de recapitulação da atual série, além de abordar sobre outros personagens da franquia nessas ocasiões.

Imagem: Pôster de 'Ultraman'.
Ultraman Chronicle D | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Além de revisitar episódios de Trigger, Ultraman Chronicle D vai relembrar os grandes momentos da série Ultraman Dyna, que completa 25 anos em setembro de 2022 – o que explica a sugestiva letra D no título. O anúncio já é um sinal de que poderemos ver uma nova série com homenagens ao Dyna a partir do meio do ano.

Confira a chamada de Ultraman Chronicle D:

Ultraman Dyna foi a segunda série da trilogia TDG (Tiga, Dyna e Gaia) e a trama se passa alguns anos após o final de Ultraman Tiga. A história conta a saga de Shin Asuka (interpretado por Takeshi Tsuruno, que atualmente interpreta o tema de abertura de Zenkaiger), um oficial da Super GUTS que se torna hospedeiro do gigante de luz. A série totalizou 51 episódios, exibidos nas noites das emissoras TBS e MBS entre 5 de setembro de 1997 e 28 de agosto de 1998.

No Brasil, a Mundial Filmes adquiriu os direitos de Ultraman Dyna. Segundo Marcelo Del Greco, que era associado à distribuidora, haviam planos para a exibição desta série e também do filme Ultraman Tiga – A Odisseia Final. Em entrevista para o site JBox, Del Greco conta que a série de Dynaseria dublada na Audio News mas, coincidentemente, as masters dela chegaram do Japão no dia que o Tiga saiu do ar“, mais precisamente em 4 de maio de 2000, quando o episódio 49 iria ao ar.

Hermes Baroli, a voz de Seiya de Pégaso em Os Cavaleiros do Zodíaco, foi o dublador de Asuka nos filmes Ultraman Tiga & Ultraman Dyna: Os Guerreiros da Estrela da Luz (1998), Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (2008) e Ultraman: O Filme – Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009) – todos lançados por aqui em 2011 pela Focos Filmes, com suas respectivas versões brasileiras realizadas pela Dubrasil.

Márcio Marconato, a voz do Androide 16 em Dragon Ball Kai, interpretou Asuka no filme Ultraman Saga (2012), pelo estúdio Lexx.


Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80Ultraman GaiaUltraman NexusUltraman MebiusUltraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.

Publicidade
close