Ontem (19), numa nova atualização, foi inserida a versão em português de Pokémon UNITE, com interface e áudio em português nas partes de locução/narração. Vale ressaltar que as partes com áudio falado não são tantas no jogo, mas agora elas estão também em nosso idioma (a única coisa que permanece igual são os sons que os pokémons fazem).

O jogo foi lançado em julho para Nintendo Switch, e em setembro para dispositivos móveis Android e iOS. Esse é o primeiro MOBA da franquia, a sigla vem de massive online battle arena, em tradução livre, arena de batalha multijogador online.

O desenvolvimento é pelo estúdio TiMi, da Tencent, responsável por jogos como Honor of Kings e Call of Duty: Mobile. Ambientado na ilha Aeos, os jogadores formam equipes de cinco pokémons para competir entre si e aquele com maior pontuação vence.

O jogo chegou em inglês, coreano, japonês, chinês tradicional e chinês simplificado, ganhando posteriormente francês, italiano, espanhol e alemão. Na época, não foi anunciada versão em português. Os jogadores poderão criar seus próprios treinadores customizados, escolhendo roupas, tom de pele e outras características.

O jogo foi venceu o Brazil Game Awards 2021 na categoria Melhor Jogo Mobile.


Nota: O JBox possui parcerias comerciais com o JustWatch, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).

A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.

Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.

A série animada principal conta a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video e no app TV Pokémon.

[jw]https://www.justwatch.com/br/serie/pokemon-journeys-the-series[/jw]