Em uma live marcando seu hiato, foi anunciado um animê com a vtuber Kizuna Ai, sem mais detalhes por enquanto. Também foi anunciado Kizuna (#KZN), uma cantora CeVIO AI (sintetizador de voz estilo Vocaloid), servindo como meio de conexão com Ai enquanto ela “dorme”.

O canal de Ai, A.I. Channel, foi criado em outubro de 2016, mas o primeiro vídeo foi postado em 29 de novembro. Apesar de não ter sido a primeira youtuber virtual, a Ai é uma grande pioneira de todo o movimento de que viria depois, e foi a primeira a utilizar o termo “vtuber”.

Seu vídeo mais recente no canal no momento é esse:

Em abril de 2020, Nozomi Kasuga entrou como uma assessora na empresa Kizuna Ai Co., Ltd, responsável atualmente por gerenciar tudo relacionado à vtuber, admitindo ser a voz da personagem. Mas houve notícias que ela teria saído do papel.

Essa empresa foi aberta após relatórios do meio de 2019 indicarem dívidas da Activ8, responsável por criar e até então gerenciar a personagem – esse é o momento no qual se especula ter ocorrido a saída de Kasuga do projeto. A atriz também saiu da agência com a qual tinha contrato em fevereiro de 2020.

Ela ainda fez um vídeo falando sobre Ai e sua entrada na empresa da vtuber quando abriu um canal próprio, o qual segue bastante ativo. O vídeo tem um certo tom, como se Kasuga não fosse mais a voz da personagem, mas nada foi oficialmene anunciado. A vtuber sempre negou qualquer mudança.

Você pode saber um pouco mais sobre a Ai e vtubers num geral nesta edição da coluna Café & Matchá!


Fonte: ANN