Quando se conta a trajetória dos animês na TV aberta do Brasil nos anos 1990, após o fenômeno d’Os Cavaleiros do Zodíaco (que estreou em setembro de 1994), geralmente o ano de 1998 aparece como um grande “buraco”.
Isso acontece porque o lançamento de Supercampeões (Captain Tsubasa J) na finada Manchete em 1997 marcou como a última produção japonesa inédita da emissora, que era a maior vitrine desse tipo de produção. Ranma ½ chegou a ser ventilado pela mídia especializada como um título do canal para 1998, com sondagem de dublagem e tudo mais, porém a crise financeira da emissora impediu o investimento.
Em 10 de maio de 1999 ocorre o encerramento oficial da Manchete e também o lançamento de Pokémon na Record, dando início a um novo fenômeno em um ano que ainda teríamos a estreia de Dragon Ball Z pelo Cartoon Network e em seguida pela Band. Mas 98 realmente não teve nada?
Manchete, SBT, Record, Globo e até a TVE (com Kimba) seguiram com exibições dos animês que já haviam estreado na grade em anos anteriores ao longo do ano da Copa da França.
Na Globo, a última novidade havia estreado em dezembro de 1997, quando começou a ir ao ar pelo Angel Mix, da Angélica, A Abelhinha Guerreira. Esse foi o título dado pela emissora ao animê Konchuu Monogatari: Minashigo Hatchi, um clássico de 1970 (!) e que na Fox Kids era chamado de A Abelhinha Hutch (nome em inglês da personagem, que na dublagem virou Cofrinho de Mel). A série não ficou muito tempo no ar, se despedindo já no comecinho de janeiro de 1998.
A única estreia mesmo em 1998 não era algo realmente inédito. Em 30 de março começa a ir ao ar a versão “sabanizada” de Pinocchio pelo mesmo Angel Mix. O animê da Tatsunoko (de Speed Racer) em sua versão “pura” já havia sido exibido no Brasil entre o fim dos anos 1970 e começo dos 1980, em emissoras como Tupi e Record. Voltou com toda a carga dramática (que não era pouca) “suavizada” através da edição da empresa Saban Entertainment (a mesma responsável pela criação dos Power Rangers), que trouxe todas aquelas mudanças manjadas, como alteração de nomes e trilha sonora.
Ao menos com filmes, tivemos mais algumas coisinhas “inéditas” em 1998. O longa-metragem animado de Street Fighter II estreou na programação do SBT e foi reprisado algumas vezes ao longo do mesmo ano. Já na Record, um especial do Domingo Criança em 11 de outubro trouxe os filmes Aventureiros do Espaço (saiba mais aqui) e Jovens Guerreiros (Ozanari Dungeon), ambos vindos de lançamentos anteriores em VHS.
Na TV a cabo até tivemos algumas coisinhas na Fox Kids, com as estreias de Samurai Pizza Cats, o esquisitíssimo Bit, O Cupido e Eagle Riders (o Gatchaman com selo da Saban). Mas a TV aberta realmente sofreu um apagão para os animês, dando um descanso para um novo “boom” a partir de 1999.
Você tem alguma lembrança dessa época? Use o espaço dos comentários pra compartilhar ;)
Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.
No Instagram
Pela hashtag #JBoxTBT, publicamos lembranças como essa semanalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!
Lenda do demônio e Akira passaram na Band em 98.
Oi, Felipe. Os registros que temos apontam ambas as estreias em 1999. Akira estreou na Band em 9 de janeiro de 1999, enquanto A Lenda do Domônio estreou em 27 de março de 1999. ;)
Tem algo errado, sinceramente não me lembro desses animes na Globo em 1997 e 1998
A Record ainda exibia as versões anime de Zorro, Robin Hood e Branca de Neve em 1998.
E a versão Saban do Pinóquio da Tatsunoko ao menos preservou boa parte do dramalhão original. Tinha um episódio que mostrava uma menina ficando cega após tomar veneno acidentalmente e a cena foi mantida sem cortes(era justamente o episódio que eu mais me lembrava na época da Record).
Mas de resto, aquele ano só foi lembrado pela exibição do final de Yu Yu Hakusho. Ninguém imaginava que no ano seguinte Pokémon seria um sucesso e DBZ (ainda com o título Dragão Z🤣🤣🤣) estrearia no Cartoon Network…
Oi, Carlos! Em nosso vídeo do Instagram tem trechos das vinhetas exibidas pela própria Globo. As informações das exibições foram retiradas de relatórios do Ibope, disponíveis no acervo da Unicamp. Inclusive, Pinocchio ainda ficou por vários meses sendo apresentado no Angel Mix em 1998.
Eu me lembro, kkk.
Adorava essa anime da abelhinha e essa versão do Pinocchio, pena que nunca encontrei para rever no submundo da internet.
Nesse ano ainda nem sabia o que era anime, pra mim era tudo “desenho”. Lembro da Angélica pela manhã e só kkkk
O anime do Zorro na Record não foi em 98? Houve lançamento pra VHS com outra dublagem depois, não foi?
O animê do Zorro estreou em 1997 (há revistas da época, jornais e relatórios de audiência confirmando). Em 98 ele continuou sendo exibido.
Sobre o VHS, na verdade ele foi lançado antes, em 1995 (e tinha outra dublagem sim).
Pinóquio tem no YouTube com duas dublagens diferentes
Ótima matéria, muito bem escrita, parabéns.
Já ia me esquecendo: o lendário Saber Marionette J, anime mais exibido continuamente aqui depois de Pokémon, também não estreou na Locomotion em 1998?
1998 foi um ano obscuro para os Animes alem de reprises cansativos de Yu Yu Hakusho e Shurato na Manchete, na época não foi tão ruim assim lembro que eu iria em uma loja de mangás chamado Animanga que ficava umas quadras para baixo da Av Paulista descendo a Rua Pamplona assistia animes inéditos de graça e depois que essa loja fechou fui andar para barrio da liberdade comprava fitas de animes legendados ineditos, foi uma epoca muito boa quando saía com meus irmãos.
Oi, Noir, nossos registros apontam que Saber Marionette J estreou em algum momento do ano 2000 na Locomotion.
Engraçado, não lembro dessa abelhinha, mas no video da pra entender que realmente passou na globo, a voz do narrador/locutor é do cara que também estava na abertura do Faísca e Fumaça , provavelmente no no momento que passava tava vendo sbt ou Cultura
Esse Aventureiros do Espaço era chato de doer…