As redes do São Paulo Futebol Clube (SPFC) divulgaram um vídeo apresentando a nova camiseta III do time, inspirada no agasalho utilizado por Telê Santana quando o time conquistou a Copa Toyota (popularmente conhecida como “Mundial Interclubes”) em 1992.

O vídeo mistura atuação live-action e animação, tendo uma aparente inspiração estilística em animês — a parte animada foi produzida pelo estúdio carioca Combo Esúdio, especializado no “estilo animê”, com direção de animação de Mauricio Castaño e Nathalia Forte. A direção geral do vídeo é de Pepe Medina.

O curta é ambientado no Japão, trazendo atores possivelmente japoneses falando japonês, e o Raí, o artilheiro do time na época. Confira:

imagem: tsubasa no mangá com uniforme do SPFC.

Coincidentemente, o Tsubasa aqui usa o modelo comemorativo de campeão mundial, feito no ano seguite à vitória e parecido com o casaco do Telê (é quase o mesmo modelo, mas adicionaram uma badge de “campeão mundial interclubes”). | Reprodução: YT/S.

Curiosamente, o SPFC serviu de certa forma de inspiração para Yoichi Takahashi criar Captain Tsubasa, ou Supercampeões: o protagonista Tsubasa é parcialmente inspirado no jogador real Musashi Mizushima, que fez parte da categoria de base do time de 1975 a 1985 — não é por menos que Tsubasa vem para o Brasil jogar justamente no SPFC (chamado Brancos FC em algumas versões). Mas, ao contrário de sua contraparte fictícia, Mizushima nunca foi titular da equipe profissional.

O time brasileiro inclusive já fez algumas parcerias com a série.

ATUALIZAÇÃO

16/08/2022 — 15h16

Adição de informações sobre a produção da animação, com base em release enviado ao JBox.


Fonte: SPFC