Com a recente revelação do live-action americano cancelado nos anos 1990, relembramos essa semana que também tivemos a “nossa Sailor Moon”. Ou quase isso. Essa história aconteceu em 2001, quando o animê Sailor Moon R passou a ser exibido pela Record, dentro do programa Eliana & Alegria.

A atração comandada pela apresentadora-título já vinha se destacando desde a segunda metade de 1999, quando estourou a febre Pokémon no Brasil (a série estreou por aqui dentro do programa infantil). Em 2000, Eliana se tornou pra valer uma espécie de “embaixadora” dos monstrinhos, gravando duas músicas originais dedicadas à série para o seu disco, com direito a clipes que rodavam na Record — e que trouxe aquele fatídico evento de promoção no Sabadão do SBT, ao lado de mulheres sensualizando de biquíni.

Depois do sucesso da empreitada com Pokémon, Eliana foi então convidada para uma estratégia semelhante com Sailor Moon R, a segunda fase das guerreiras marinheiras, que passou a ser exibida no Eliana & Alegria em 27 de agosto de 2001. E aqui vai um parêntese: a 1ª fase já havia ido ao ar em 1996 pela Manchete, mas por algum motivo não muito claro até hoje, a nova distribuidora resolveu retrabalhar a série em nosso país ignorando a temporada inicial.

imagem: cd da eliana de 2001

Capa do CD da Eliana de 2001. | Imagem: Reprodução/Mercado Livre

 

4ª capa do CD da Eliana de 2001, com “Sailor Moon” como 12ª faixa. | Imagem: Reprodução/Mercado Livre

Para a composição de uma nova música dedicada a Sailor Moon, foram chamadas duas pessoas. A primeira foi Sylvia Massari, atriz de teatro e da TV, que muitos podem se lembrar pela personagem Maria Santa, fantoche que dava vida nos anos 1990 no humorístico A Praça é Nossa. Já a segunda pessoa foi Victor Pozas, que colecionou sucessos pop com nomes como Sandy & Junior, KLB e Marjorie Estiano.

Embalando a música, foi produzido um clipe de temática “espacial” (afinal, são guerreiras planetárias), onde a apresentadora alterna figurinos: um mais perto da Sailor Moon (duas longas madeixas e saia, inclusive com uma estampa da heroína na blusa) e outro que a fazia parecer com a Lady Gaga (só que anos antes de “Poker Face”).

Infelizmente (?), por enquanto só temos uma gravação em baixa qualidade disponível no YouTube para os curiosos:

A música “Sailor Moon (Guerreiras da Lua)” (detalhe que “da Lua” era só uma, né?) saiu no álbum de 2001 da Eliana e também foi executada por um período como abertura do programa, onde a apresentadora vestia um figurino mais parecido com o da heroína (confira abaixo).

Mais uma vez, dessa abertura especial só restou uma gravação caseira:

 

E… O programa ainda recebeu um grupo de coplayers para uma apresentação especial:

Tudo era o pontapé inicial para um grande plano de marketing que estava sendo preparado pra deslanchar a marca por aqui — o que acabou não acontecendo, com a série sendo tirada do ar precocemente. Inclusive, o plano envolvia quadrinhos e animações da Eliana (com o visual semelhante à Sailor Moon, com direito à transformação — veja baixo) desenvolvidos pela Yabu Media (de Fábio Yabu, autor dos Combo Rangers), que chegou a publicar algumas coisas pela JBC no fim de 2001.

Página de um dos quadrinhos da revista oficial da Eliana pela JBC. | Imagem: Reprodução/Conexão Mista

O que se diz é que Naoko Takeuchi, autora de Sailor Moon, teria desautorizado a nível mundial qualquer desenvolvimento de produtos com a marca, forçando o cancelamento das empresas interessadas no Brasil. Sem poder vender brinquedo do animê, não havia mais porque exibir o desenho na TV aberta (as demais temporadas foram ao ar somente pelo Cartoon Network).

Apesar de contar com uma base enorme de fãs, infelizmente a franquia das garotas mágicas sempre atravessou turbulências em nosso país, e segue com o potencial desperdiçado — por motivos muitas vezes nebulosos.

E você? Tem alguma lembrança dessa época? Comente 😊

➡ Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


No Instagram

Pela hashtag #JBoxTBT, publicamos lembranças como essa semanalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!