A vida de Koichi Sugiyama, compositor de Dragon Quest, vai virar um dorama, com Akira Yasuda (do live-action de Gintama) vivendo o músico. A trama vai abordar o envolvimento dele com a franquia e a criação do tema “Overture: Loto’s Theme”, que tocou na abertura das Olimpíadas no ano passado.

Sugiyama faleceu em outubro de 2021 e foi uma figura polêmica, rejeitada por parte dos fãs (principalmente os internacionais) — ele era conhecido por minimizar ou negar crimes de guerra do Japão, sendo ainda um revisionista da História do país, além de promover e financiar grupos nacionalistas e/ou anti-LGBT com a fortuna feita em vida. Também era próximo de Mio Sugita, um político extremamente conservador conhecido por comentários no mínimo infelizes sobre mulheres e LGBTs.

Ele também era um dos membros dirigentes da JASRAC, a Sociedade Japonesa dos Direitos dos Autores, Compositores e Publicadores, voltada aos direitos dos músicos, conhecida por supervisionar possíveis infrações quanto a esses direitos.

Entretanto, a JASRAC é conhecida por pressionar por leis extremamente rígidas na área, além de ser por vezes acusada de hiper-vigiar possíveis infrações. Por exemplo, em 2017, a sociedade anunciou que coletaria taxas de direitos autorais de escolas de música, causando grande polêmica no país. A JASRAC também já perdeu ações legais por criar mecanismos que, no fim, impedem a competição na indústria e dificultam a entrada de novos talentos.

Atualmente, a Crunchyroll exibe um remake de Dragon Quest: Dai, pela Toei, com legendas — essa série tem trilha sonora por Yuki Hayashi (a primeira versão tinha trilha por Sugiyama).


Fonte: ANN