O Club de Regatas Vasco da Gama anunciou ontem (25) que renovou a parceria com a produtora de jogos Konami. A desenvoldora havia assinado um patrocínio de 3 anos com o clube carioca em 2019. O novo contrato terá validade de 1 ano.

Vale mencionar que ontem (26) saiu eFootball 2023, a atualização da franquia pegando carona na nova temporada do futebol europeu. Apesar do cruz-maltino não estar presente na nova versão, o vice de marketing Vitor Roma informou que é questão de tempo até o retorno do clube ao jogo  — mas a marca não estará na camiseta do time por falta de espaço no momento.

Os clubes brasileiros da série A que chegaram nesta nova temporada, até o momento, são Corinthians, Flamengo, São Paulo, Ceará, Fortaleza, Cuiabá, Goiás, Atlético Goianiense, Botafogo, Fluminense, Atlético Minero, América Mineiro, Bragantino, Santos, Coritiba, Avaí, Juventude e Internacional. Não conseguimos obter os nomes dos clubes da série B presentes no jogo.

eFootball é o nome atual da franquia conhecida internacionalmente com Pro Evolution Soccer (PES), — anteriormente, foi Winning Eleven, nome mais conhecido no Japão (e nos camelôs do Brasil afora como Bomba Patch).

A franquia é uma das mais conhecidas do gênero, tendo inclusive o apoio da J-League (a principal liga japonesa). Tendo início em 1995, a série foi uma das responsáveis por popularizar o esporte em terras nipônicas, que tinha iniciado sua principal liga profissional em 1992.

O PES na verdade tem uma história bem interessante porque ele começa com o J-League Jikkyou Winning Eleven (1995), sendo considerando uma espécie de “derivado” da série International Superstar Soccer (Jikkyou World Soccer), da qual dois títulos ganharam “mods” piratas famosos no Brasil: o primeiro (1995) como Futebol Brasileiro 96, e o segundo, International Superstar Soccer Deluxe (1997), como Ronaldinho Soccer 97 (ambos para SNES).

O Winning Eleven seguiu caminho parecido, com versões piratas abrasileiradas surgindo dos jogos lançados principalmente nas gerações do PS1 e PS2. O nome Pro Evolution Soccer surge em 2001, com os lançamentos na Europa — por aqui, vinham as versões dos EUA, que utilizavam o nome World Soccer Winning Eleven, assim como as asiáticas (com exceção das japonesas, que se chamavam J-League Winning Eleven).

A partir de 2008, a Konami adota o nome PES para os lançamentos na Europa e nos EUA, mas segue utilizando World Soccer Winning Eleven na Ásia (e retira a J-League do nome japonês, embora a parceria continue). Em 2020, a empresa adota o título eFootball, mas sem rejeitar os anteriores: nos EUA e na Europa é eFootball PES, e na Ásia é eFootball Winning Eleven.

O jogo atual está disponível para Playstation 4, Playstation 5, PC, Xbox One, Xbox Series S/X, Android e iOS.

Veja também: 

▶ São Paulo FC: Vídeo com “estilo animê” relembra conquista no Japão em 1992 (AT)

▶ SEGA perde processo em 1ª instância em ação de Vagner Mancini, técnico do Corinthians


Fonte: O Dia