Em 26 de junho de 2007…

imagem: recorte de notícia da época com anúncio de Bleach no Animax
… O JBox noticiava a confirmação da exibição de BLEACH pelo hoje extinto canal Animax — a previsão era de que a série chegasse entre agosto e setembro, mas a estreia só ocorreu mesmo no ano seguinte, em 6 de maio de 2008. Na época, o canal exibiu apenas os primeiros 52 episódios, que era o pacote que havia sido dublado pelo hoje extinto estúdio CBS, o mesmo de Naruto.

Em 2010, a PlayArte lançou um box de DVD, contendo os 20 primeiros episódios da série em 5 discos. Como muitos outros projetos da empresa, acabou cancelado aí. Naquele momento, o Animax já tinha sofrido uma grande mudança, deixando de ser um canal só de animês. Novos episódios de Bleach já estavam sendo dublados, mas o destino era uma grande incógnita.

A “segunda temporada” (episódios 53-109) só chegou à TV brasileira em 2011, quando o canal já se chamava Sony Spin, no ingrato horário das 6 da manhã, com reprise de madrugada.

Em 2014, a PlayTV começou a exibir a série (52 episódios), que passou por reprise até o canal conseguir a segunda leva de dublagem, e eventualmente estrear a terceira (110-167) e a quarta (168-229) — esses episódios já tinham chegado ao streamig, via Claro Vídeo, e é tudo que temos dublado (ao menos oficialmente) até o momento. A última reprise da 1ª temporada em televisão ocorreu este ano, quando integrou a estreia do bloco Wanime do Warner Channel.

Vale ressaltar que, antes mesmo do Animax adquirir, Bleach chegou a ser negociado com a MTV Brasil, que seria uma vitrine para uma linha de produtos licenciados que estava em planejamento. Como podemos ver, as conversas desandaram.

Hoje toda a parte dublada da série se encontra na Crunchyroll, e alguns episódios estão na HBO Max e na Netflix — mas o animê deixa a Netflix e a HBO Max a partir de outubro, ou seja, são poucas horas para aproveitar. A Crunchyroll possui também todos os 366 episódios com legendas — esses episódios, no entanto, não adaptam toda a história do mangá, já que o animê foi interrompido abruptamente em 2012, com os quadrinhos sendo finalizados somente em 2016.

Mas isso está prestes a mudar. Uma nova temporada, correspondendo ao arco da Guerra de Sangue dos Mil Anos, está prevista para estrear outubro. Entretanto, ainda não sabemos qual streaming pegou a série — há rumores de que ela vem via Disney — e também não há previsão de dublagem.

 

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Confirmado: Bleach é do Animax, por Fábio Soares


No Instagram

Pela hashtag #ArquivoJBox, relembramos notícias como essa quinzenalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!