Após a vitória de Ash no campeonato mundial, a Oricon postou uma matéria dando a entender que o personagem deve continuar como protagonista de Pokémon. A nota diz que “apesar de Satoshi [Ash] ter alcançado a posição de ‘treinador mais forte do mundo’, ainda há muito chão para o sonho de virar um Mestre Pokémon”.

Além disso, antes do episódio, a Oricon conversou com Rica Matsumoto, a voz do personagem, na qual ela dá a entender que o personagem continuará suas aventuras e pede para os fãs apoiarem Ash na TV — ao dizer que ela interpreta o Ash há 25 anos, Rica usa uma forma verbal equivalente ao nosso pretérito perfeito, dando ideia de que ela seguirá fazendo a voz do protagonista do animê.

Ash agora é campeão do mundo, após derrotar Leon no Torneio dos Oito Mestres do Campeonato da Coroação Mundial de Jornadas Supremas Pokémon — apesar da empolgação, a notícia trouxe dúvidas sobre o futuro do personagem como protagonista.

Para aumentar suspeitas de que Ash seria “aposentado”, mesmo com o fim do animê se aproximando (o release disparado na semana passada diz que é o último episódio, mas a listagem de episódios indica haver mais alguns), não foi ainda anunciada uma nova fase para acompanhar o lançamento de Pokémon Scarlet & Violet no próximo dia 18.

Geralmente, a entrada de uma nova geração de monstrinhos nos jogos é acompanhada de um soft reboot do animê, com Ash largando seu time principal e capturando novos Pokémons em uma nova região com novos companheiros, ao lado de seu Pikachu.

Apesar das notas indicarem que o personagem segue, vale pontuar que sem anúncio da próxima fase do animê, a dúvida ainda continua no ar de certa forma.

Jornadas engloba as 23ª, 24ª e 25ª temporadas da franquia, com Ash Ketchum e Goh em uma jornada, encontrando diversos treinadores e pokémon – Goh tem uma curiosidade especial em relação ao lendário Mew. A Netflix possui a 23ª completa e 42 episódios da 24ª — em breve devemos ver a vitória do personagem em nosso idioma.

Veja também:

▶ Coleção Puma x Pokémon chega ao Brasil

▶ ‘Pokémon Scarlet & Violet’ e ‘Pokémon GO’ poderão ser vinculados

▶ Ash vs Red parece se tornar real em trailer de ‘Pokémon Masters EX’


Fonte: Oricon via Twitter


O JBox participa de parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).

A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.

Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.

A série animada principal conta a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.