Com o despertar de “concorrentes” como a PlayTV, no ano de 2007 a extinta MTV Brasil fez um movimento inusitado, adquirindo duas séries japonesas: Desert Punk e Afro Samurai. A primeira foi ao ar em outubro daquele mesmo ano e a segunda há exatos 15 anos, com o primeiro episódio sendo exibido em 17 de novembro de 2007.

Até então, o único animê exibido pela MTV havia sido Speed Racer. O clássico sessentista chegou em 1994, em uma exibição com áudio em inglês e legendas em português — por sinal, o mesmo formato que veríamos 13 anos depois com Desert Punk e Afro Samurai.

No caso de ‘Afro’, a escolha pelo áudio em inglês era mais que justificada. Primeiramente, não existe um áudio em japonês, o original é em inglês mesmo. Segundo que o grande chamariz da atração era a atuação de Samuel L. Jackson na voz do protagonista, o que seria perdido em uma eventual dublagem. Jackson também assina a co-produção da minissérie, animada pelo estúdio GONZO (de Gantz).

No finzinho de outubro, o JBox anunciava a estreia em primeira mão. E no começo de novembro, ia ao ar na MTV uma vinheta curta anunciando a novidade do mês:

 

Em seguida, veio uma vinheta maiorzinha falando o que era a série e confirmando a estreia no sábado, às 22h30:

 

Por ser curtíssima (apenas 5 episódios), Afro Samurai foi exibida semanalmente. Ganhou algumas reprises, como a de junho de 2008 (mais tarde, às 23h30, com reapresentação às 2 da madrugada de domingo pra segunda) e fechou o microciclo da MTV com animês. Anos depois, mais precisamente em 2011, o canal até chegou a anunciar NANA, exibição que nunca aconteceu. Bleach e Bobobo-bo Bo-bobo foram outros títulos sondados (ainda em 2007) com a emissora musical, mas que ficaram apenas nas conversas.

Em 2009, o animê ganhou uma sequência com o filme animado Afro Samurai Ressurrection — oficialmente ainda inédito no Brasil. No mesmo ano, a Panini publicou aqui o mangá original, criado por Takashi Okazaki em 1998, fechado em apenas 2 volumes.

Atualmente, é possível assistir à série via streaming pela Crunchyroll. Porém os episódios seguem sem legendas até o fechamento dessa matéria.

 

➡ Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


No Instagram

Pela hashtag #JBoxTBT, publicamos lembranças como essa semanalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!