A Promotoria Pública de Tóquio prendeu hoje (17) o game designer Yuji Naka, de 57 anos, por envolvimento em caso de compra na bolsa de valores com informações privilegiadas (insider trading) sobre um então novo jogo de Dragon Quest — na época, ele trabalhava em projetos da Square Enix.

Segundo a investigação, Naka teria comprado 10 mil ações da desenvolvedora Aiming em 2020 — que produzia Dragon Quest Tact com a Square Enix — pouco antes do anúncio ser feito, estando em posse das informações da produção do jogo.

Um outro ex-funcionário da Square Enix, Taisuke Sazaki, e um conhecido de Sazaki também foram presos por envolvimento em insider trading — eles também teriam comprado ações da Aiming, supondo que as ações da empresa subiriam com o anúncio, e eles poderiam vender essas ações a um preço maior que o de compra.

Curiosamente, recentemente Yuji Naka alegou ter processado a Square Enix devido ao jogo Balan Wonderworld. Naka talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho em diversos jogos de Sonic, tendo participado do time de criação do personagem, mas já não se envolve mais com a franquia.

Insider trading é a compra ou venda de ações de uma empresa estando em posse de matéria não-público sobre a mesma — a maioria dos países considera crime comprar ações de uma empresa quando se tem informações privilegiadas que ainda não vieram a público sobre a mesma.

Esta nota pode ser atualizada caso surjam novas informações.

Fonte: FNN