Faleceu no último dia 6 de dezembro, aos 74 anos, o ícone das animesongs Ichiro Mizuki. O músico lutava contra um câncer no pulmão com metástase linfonodal e cerebral, diagnosticado em julho deste ano. A informação foi revelada nesta segunda-feira (12), pelo site oficial do músico.

A descoberta do câncer foi em abril de 2021, após uma paralisia parcial das cordas vocais — ele passou por radioterapia e quimioterapia, aparentemente eliminando o tumor, mas um novo câncer foi encontrado este ano. Apesar de todas as adversidades, Mizuki jamais se abateu e seguiu com a carreira junto ao tratamento, realizando sua última apresentação em 27 de novembro. Seu objetivo pessoal era ser um cantor ativo por toda a vida.

Ichiro Mizuki foi um pioneiro das trilhas sonoras de animê, onde atingiu seu maior destaque com o tema da saga de Mazinger Z, um divisor de águas para o segmento dos robôs gigantes. Sua voz poderosa também ficou registrada em outros clássicos da animação nipônica, como Captain Harlock, Voltron (GoLion), Devilman e Babel II. Abraçando o “animesong” como estilo musical em uma prolífica produção a partir da década de 1970, recebeu o título de “imperador” desse estilo, além de “Aniking” (rei do animesong).

A voz de Mizuki também pode ser conferida em diversas produções tokusatsu, algumas inclusive exibidas no Brasil, como Metalder (encerramento e músicas de inserção), Winspector (músicas de inserção) e Spielvan (abertura, encerramento e músicas de inserção), onde também atuou na pele de Dr. Paul, o pai do herói que foi transformado no vilão Dr. Bio. Kamen Rider XGanbare!! Robocon e Akumaizer 3 também fazem parte do portfólio extenso do músico.

Em 1999, interpretou Voicelugger Gold na minissérie Voicelugger (última obra criada pelo mangaká Shotaro Ishinomori antes de sua morte em janeiro de 1998). Em 2001, emprestou sua voz para o Poseidon Org no filme de Gaoranger. E em 2012 emprestou sua voz para Custom Visor e Lio Attache/Lio Blaster em Go-Busters, além de atuar como Saburo Hazuki no episódio 35 da mesma série.

Em 2018, regravou o tema clássico de Mazinger Z para o filme Mazinger Z — Infinity, que foi exibido nos cinemas brasileiros e em plataformas de streaming. Na ocasião, a gravação ganhou um clipe com Ichiro Mizuki trajando sua característica jaqueta vermelha em estúdio. Relembre abaixo:

O funeral de Ichiro Mizuki foi reservado aos familiares. A nota do site oficial informa que uma festa de despedida deve ser realizada em algum momento, após consulta à família. Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Site oficial de Ichiro Mizuki