Recentemente, três animês com envolvimento da Aniplex na produção sofreram adiamentos — dois deles (NieR Automata e AyaTri), por tempo indeterminado, enquanto UnitedUp! só volta em fevereiro. Em todos os casos, a COVID-19 foi colocada como motivo, mas a situação faz parecer que há mais do que isso.

O animador Kanta Kamei (Usagi Drop) dá algumas ideias do que pode ter ocorrido. Ele conta em suas redes que conversou, sem sucesso, com um produtor da Aniplex, sugerindo diminuir o número de animês em janeiro pois as equipes estariam esgotadas no Ano Novo e não poderiam aproveitar o feriado direito — além disso, o Ano Novo Lunar, na China (entre o fim de janeiro e fevereiro), também ocasionaria pausas.

Muitos animês têm produção terceirizada na China e, por lá, o feriado de Ano Novo Lunar é bastante importante — segundo Kamei, mesmo oferecendo cinco vezes acima do pagamento regular, ninguém aceitou o trabalho nesse período e, sem isso, não há quem faça a finalização, que fica com os terceirizados.

Uma entrevista recente de Tomohiko Ito (Silver Spoon) também ajuda a entender o panorama. Ele conta que Lycoris Recoil, um dos hits de 2022, deveria ter saído 3 cours antes (ou seja, na temporada de outono de 2021, no 4º trimestre do ano). Mas talvez a informação mais intressante é que a presidência do A-1 Pictures (NieR Automata) foi trocada, com Shinichirou Kashiwada deixando o cargo em novembro devido ao adiamento do segundo filme de Sword Art Online Progressive.

Ito também deixa claro que o A-1 fica com séries com uma exigência alta de qualidade, assim como o CloverWorks (que é uma ramificação do A-1 na Aniplex e está com UnitedUp! nesta temporada) — e deixa entendido que os estúdios lidam com muitas séries ao mesmo tempo. Ele ainda menciona que os estúdios possuem orçamentos e recursos humanos menores em comparação, por exemplo, ao ufotable, de Kimetsu no Yaiba. A desvalorização do iene também aumenta os custos para os estúdios.

Os comentários, inclusive alguns tecidos antes de tantos adiamentos, fazem parecer que COVID-19 é uma explicação protocolar relativamente cômoda — e dificilmente totalmente desonesta –, e que os problemas se relacionam ao período do ano (feriado na China), ritmo frenético e excesso de títulos em produção.


Fonte: Daily Shincho, Kanta Kamei via Reddit