A franquia Power Rangers completa 30 anos no próximo dia 28 de agosto. Será um dia marcante tanto para antigos quanto para novos fãs dos heróis multicoloridos, ainda mais com a chegada de Power Rangers Cosmic Fury na Netflix.

O ponto alto desta comemoração será, sem dúvida, o especial Mighty Morphin Power Rangers: Once & Always, que deve chegar mundialmente pela plataforma vermelha de streaming. A nova aventura vai reunir os veteranos David Yost (Billy, o primeiro Ranger Azul), Walter Jones (Zack, o primeiro Ranger Preto), Karan Ashley (Aisha, a segunda Ranger Amarela), Catherine Sutherland (Kat, a segunda Ranger Rosa), Johnny Young Bosch (Adam, o segundo Ranger Preto) e Steve Cardenas (Rocky, o segundo Ranger Vermelho).

Isso sem contar com Barbara Goodson e Richard Horvitz, que emprestarão suas vozes novamente para Rita Repulsa e Alpha 5, respectivamente. E também seremos apresentados à Minh, a filha de Trini, a primeira Ranger Amarela. Daí já vem claramente uma homenagem à atriz Thuy Trang, que morreu em 3 de setembro de 2001, vítima de um acidente de carro. Como Trang era vietnamita, escolheram a atriz Charlie Kersh, com a mesma nacionalidade para justificar a introdução da nova personagem.

imagem: rangers vermelhos de diferentes gerações de power rangers.

“Eternamente Vermelho”, episódio de 34 de Power Rangers Força Animal (2002) que reuniu os 10 primeiros Rangers Vermelhos | Divulgação/Hasbro

Aniversário da franquia já é uma tradição nas últimas décadas. Em 2002 rolou o projeto Power Rangers X: Tenth Anniversary, que teve uma projeção menor em comparação aos aniversários seguintes, mas que ficou marcado indiretamente por um evento importante no episódio 34 de Power Rangers Força Animal: a inesquecível reunião de 10 Rangers Vermelhos. Dirigido pelo competentíssimo Koichi Sakamoto, o episódio teria originalmente uma hora de duração, mas acabou seguindo o padrão de meia hora (considerando intervalos comerciais).

Em 2007, já na fase da Disney, o 15º aniversário da franquia teve um considerável destaque comercial e ficou marcado com os episódios 20 e 21 de Power Rangers Operação Ultraveloz, onde tivemos a reunião dos Retro Rangers, um quinteto formado por Adam Park, o segundo Ranger Preto de MMPR; Tori Hanson, a Ranger Azul de Power Rangers Tempestade Ninja; Kira Ford, a Ranger Amarela de Power Rangers Dino Trovão; Bridge Carlson, o antigo Ranger Verde de Power Rangers S.P.D., que apareceu na ocasião como Ranger Vermelho; e Xander Bly, o Ranger Verde de Power Rangers Força Mística.

Em 2013, com Power Rangers mais uma vez nas mãos da Saban, o 20º aniversário contou com lançamentos de várias mídias, além da série Power Rangers Megaforce, que ganhou uma continuação no ano seguinte com Power Rangers Super Megaforce — com a reunião de todos os antigos Rangers na Batalha Lendária.

E em 2018 o slogan de campanha You’ve Got The Power! foi tema do 25º aniversário, celebrando pela primeira vez o Dia Nacional de Power Rangers — comemorado todos os anos em 28 de agosto. Esta mesma data naquele ano ficou marcado pelo 10º episódio de Power Rangers Super Ninja Steel, com participação especial do saudoso Jason David Frank como Tommy Oliver (Mighty Morphin/Zeo/Turbo/Dino Trovão), Catherine Sutherland como Kat Hillard (Mighty Morphin/Zeo/Turbo) e Jason Faunt como Wes Collins (Força do Tempo), Ciara Hanna (Gia de Megaforce e Super Megaforce), Jeff Parazzo (Trent de Dino Trovão), Lin Ming Hu (Gemma de RPM), Steven Skyler (Antonio de Samurai e Super Samurai), Yoshi Sudarso (Koda de Dino Charge e Dino Super Charge), Steve Cardenas (Rocky de Mighty Morphin e Zeo) e Selwyn Ward (TJ de Turbo e no Espaço).

imagem: parte do elenco de once and always.

Parte dos antigos Rangers e Minh (à direita), a filha de Trini, em Once & Always | Divulgação/Hasbro

E agora em 2023, Once & Always é, de longe, o projeto de aniversário mais importante para Power Rangers. Diante da história dos aniversários da franquia, o peso da responsabilidade é maior para esta nova reunião tentar agradar todas as gerações, especialmente a mais antiga que viu o megassucesso acontecer.

Pelo o que foi anunciado até agora, teremos sim boas referências de elementos do passado, até mesmo com a volta confirmada de dois monstros da primeira temporada. A expectativa é muito alta e a Hasbro não pode falhar nesta que é uma oportunidade ímpar de criar uma trama mais convincente possível, amarrar pontas que ficaram soltas pelo tempo e, quem sabe, uma merecida homenagem a David Frank, que nos deixou em novembro do ano passado.

Once & Always promete chegar com tudo, trazendo uma alta carga de nostalgia daqueles bons tempos que não voltam mais. E essa será a primeira vez em que veremos Zack e Billy juntos novamente depois de quase três décadas. Bem, o fato é que público que acompanhou a fase clássica de Power Rangers vai parar pra ver o especial que estreia em dia 19 de abril e será um bom assunto novo a ser comentado no fandom no dia seguinte, como na época da escola. O momento tem tudo pra ser morfenomenal!

Assista ao making of de Once & Always:


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.