Em homenagem a Jiro Dan, ator que interpretou o herói Hideki Go, hospedeiro de Ultraman Jack na série tokusatsu O Regresso de Ultraman (1971), o canal oficial da Tsuburaya lançou gratuitamente nesta terça (28) o episódio final da série, intitulada no Brasil como “Os Cinco Mandamentos de Ultra” e que teve direção de Ishiro Honda (do primeiro filme de Godzilla) e roteiro de Shozo Uehara (de Jaspion). Dan morreu no último dia 22 de março aos 74 anos, vítima de câncer de pulmão (leia mais aqui).

O episódio está disponível com legendas em inglês — tradução automática para português nas configurações do YouTube. Assista:

Episódio 51 (final) – Os Cinco Mandamentos de Ultra (ウルトラ5つの誓い Urutora Itsutsu no Chikai)

Exibido no Japão em: 31 de março de 1972 (TBS)
Dirigido por: Ishiro Honda
Escrito por: Shozo Uehara
Audiência: 29.5%

O Regresso de Ultraman | Foto: Divulgação/Tsuburaya

O Regresso de Ultraman deveria ser uma continuação da série original de 1966, se passando 30 anos após o final. Originalmente, apareceria um jovem chamado Hayata e um protagonista chamado Hideki Ban. Um suspense que duraria até o terceiro episódio para saber quem seria o novo hospedeiro de Ultraman. Só que a ideia foi descartada por Hajime Tsuburaya, coordenador de produção, que encomendou um novo personagem à sua equipe criativa.

Ampliando a franquia e introduzindo o conceito da Família Ultra, o título original Kaettekita Ultraman foi mantido, uma vez que as negociações com a emissora TBS já estavam fechadas – e chamando o herói apenas como Ultraman. Portanto, não se tratava da volta do pioneiro, mas sim de um sucessor (que passou a ser chamado de Ultraman Jack a partir de 1984).

O Regresso estreou no Japão em 2 de abril de 1971 (um dia antes da estreia da primeira série de Kamen Rider) e contava as aventuras de Hideki Go, um jovem que foi salvo da morte pelo Ultraman e se tornou, consequentemente, em seu hospedeiro. Após um ato de bravura, Go se torna integrante da Grupo de Ataques aos Monstros (Monster Attack Team).

Imagem: Ultraman e Ultra Seven.

A primeira aparição de Seven no episódio 18 d’O Regresso | Divulgação/Tsuburaya

A série teve momentos importantes, como a vez em que Hideki Go foi treinado rapidamente pelo lendário boxeador Tadashi Sawamura. Ou melhor: Sawamu, o Demolidor (que virou animê já exibido no Brasil entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980).

Outro exemplo foi quando o primeiro Ultraman e Ultraseven apareceram para ajudar o herói. O último episódio introduziu os Cinco Mandamentos Ultra, que volta e meia são relembrados.

No Brasil, O Regresso de Ultraman estreou em 1975 pela extinta Rede Tupi. Após a extinção da emissora, a série foi exibida pela TVS/SBT, junto com o primeiro Ultraman (causando uma pequena confusão a quem assistia).

Foi a última série da franquia dublada pelo extinto estúdio Cinecastro. Sua última exibição foi pela Record do Rio de Janeiro, no final de 1987.


Fonte: Tsuburaya


Confira a programação do canal da Tsuburaya (pelo horário de Brasília):

Sextas

Domingos

*Episódios disponíveis por duas semanas.