Seja bem-vindo à segunda edição da Sakuga no Hanashi. Estamos aqui novamente para falar sobre animação e produção de animês!

A temporada de inverno chegou ao fim recentemente. Se você é uma pessoa ocupada ou que, assim como eu, simplesmente prefere maratonar todos os episódios de um animê ou série, por que não damos uma olhada em alguns dos títulos que se destacaram — por um motivo ou por outro — em relação a suas produções ao longo dessa leva?

 

Bungo Stray Dogs (4ª Temporada)

Durante a temporada de Inverno de 2023, tivemos a estreia da quarta temporada de Bungo Stray Dogs, animê baseado na obra de Kafka Asagiri (朝霧カフカ) e Sango Harukawa; produzido pelo estúdio BONES e com direção de Takuya Igarashi (五十嵐卓哉).

IMAGEM: pôster promocional de bungo stary dogs

Primeiro Key Visual da 4ª temporada de Bungo Stray Dogs | Divulgação/BONES

Bungo Stray Dogs sempre foi uma das produções do estúdio que se destacava em relação a sua animação de ação, efeitos e character acting, e também devido à consistência da sua produção. E isso se dá graças ao trabalho da sua competente equipe de animadores regulares do sub estúdio D do BONES, que têm acompanhado o animê desde 2015, ao longo das suas quatro temporadas. Ela conta ocasionalmente com participações especiais, vindas tanto de dentro, como de fora do estúdio principal, como são o caso de Yoshiyuki Ito (伊藤 嘉之) — parceiro de longa data do estúdio —, Hidenori Fukuoka (福岡 英典), como participações especiais mais ocasionais dentro da série. E mais recentemente tivemos a freelancer Yuu Yoshiyama (芳山 優), ganhando um bom destaque nas últimas temporadas.

Sequência animada por Yuu Yoshiyama (芳山 優) no episódio 43 de Bungou Stray Dogs (2023)

Mas não é só a consistência da sua animação que faz de Bungo digno de destaque, cabe também ao excelente trabalho da sua equipe de diretores e artistas de storyboard, todos sob o comando de Igarashi, sempre um aspecto bem relevante na série. Não foi diferente com sua mais nova temporada, em momentos o animê continua a esbanjar de uma bela junção de cores e enquadramentos, construindo uma atmosfera de tensão e mistério. Principalmente nos episódios que o próprio Igarashi está diretamente envolvido.

Bungo Stray Dogs está disponível oficialmente para streaming pela plataforma da Crunchyroll, com opção de dublagem nacional pelo estúdio UniDub em todas as temporadas.

 

 

Vinland Saga (2ª Temporada)

Desde que foi revelado que o estúdio WIT não seria o responsável pela produção da segunda temporada de Vinland Saga, e que agora o animê passaria a ser produzida pelo estúdio MAPPA, muitos fãs se questionavam o que essa mudança de estúdio significaria para o futuro da série. Principalmente devido à reputação um tanto negativa do estúdio, ainda mais na época, devido ao acúmulo de projetos em constante desenvolvimento, e relatos de condições de trabalho insalubres nesses projetos.

imagem: pôster de Vinland Saga 2

Key Visual da 2ª temporada de Vinland Saga (2022) | Divulgação/MAPPA

Então foi um alívio dos fãs quando foi anunciado que a equipe responsável pela produção da primeira temporada junto ao WIT continuaria encarregada do animê junto à nova casa. Com Shuhei Yabuta (薮田修平) retornando à direção da série, novamente contando com designs de personagens por Takahiko Abiru (阿比留隆彦), composição musical de Yutaka Yamada (やまだ豊), direção de arte pelo fantástico Yusuke Takeda (竹田悠介) e direção de fotografia por Yuki Kawashita (川下裕樹).

imagem: cenas de Vinland Saga

Imagens: Reprodução/MAPPA

E mesmo junto a um novo estúdio, o trabalho dessa excelente equipe não deixa a desejar, continuando a entregar ótimos resultados ao longo da primeira metade da temporada. Apesar de que o animê continua focado em trabalhar seus enquadramentos, uso de cores e composição, acompanhado por um trabalho impressionante pela equipe de diretores de animação, de forma que se mantenha sua postura mais limitada, ainda cativante para o público, ao mesmo tempo que tenta evitar sobrecarregar sua equipe de animadores. Um posicionamento definitivamente necessário, dada a complexidade dos designs adaptados criados por Takahiko Abiru — se mantendo fiel também à complexidade dos designs originais do Makoto Yakimura —, os tornando mais difíceis de se animar.

Mesmo com um posicionamento mais conservador em relação a sua demanda por animação, a série ainda conta com ótimos momentos de ação e atuação — que são ainda mais impressionantes ao levar em consideração a complexidade dos designs.

Porém, é nos demais aspectos técnicos que a produção de Vinland Saga realmente brilha, com um trabalho de direção e storyboard fantástico! Como, por exemplo, o 9º episódio dessa temporada. Com um storyboard profundo e emocionalmente impactante, esbanjando de uma paleta de cores contrastante, entre tons de cinza e um vermelho intenso, criando uma atmosfera igualmente contrastante, desesperadora e macabra. Sem sombra de dúvidas um dos melhores episódios — e uma dos melhores animês — de toda a temporada de inverno!

imagem: cenas de Vinland Saga

Imagens: Reprodução/MAPPA

Vinland Saga está disponível oficialmente para streaming na plataforma da Crunchyroll, com opção de dublagem nacional pelo estúdio Atma. O animê também está disponível na plataforma da Netflix, com dublagem pelo estúdio Vox Mundi (o mesmo da 1ª temporada).

 

 

Is It Wrong to Pick Up Girls in a Dungeon? IV — Parte 2

Assim como Bungo Stray Dogs, temos outro animê que já está conosco há um bom tempo, ambos contando com quatro temporadas e um até um filme! No caso, estou falando da segunda metade da quarta temporada de Is It Wrong to Pick Up Girls in a Dungeon? ou Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatteiru Darō ka IV.

pôster de danmachi

Key Visual da segunda parte de Is It Wrong to Pick Up Girls in a Dungeon? IV | Divulgação/J.C Staff

Danmachi tem sido uma produção constante pelo estúdio J.C Staff desde sua primeira temporada em 2015, dirigida por Yoshiki Yamakawa. Porém, a partir da sua segunda temporada, a produção da série esteve sob a direção de Hideki Tachibana (橘 秀樹) — com exceção do filme Arrow of The Orion, que teve direção de Katsushi Sakurabi.

Assim como em suas temporadas anteriores, o animê continua principalmente impressionando com suas cenas de ação, graças a sua ótima equipe de animadores, como também alguns talentos e contatos especiais no acervo de animadores do estúdio, como Hiroshi Tomioko (冨岡 寛) e o grande Kenichiro Aoki (青木健一郎) — o às na manga do J.C Staff em qualquer uma de suas produções — ambos nomes regulares nas temporadas de Danmachi. Essa fase especialmente está recheada de excelentes sequências de ação, como também uma forte carga dramática.

 

Se você já é fã da série, então já deve saber o que esperar dessa nova temporada, já para quem nunca conferiu antes, todas as temporadas de Is It Wrong to Pick Up Girls in a Dungeon? estão disponíveis oficialmente para streaming na plataforma da Crunchyroll.

 

 

TRIGUN STAMPEDE

Depois de mais de duas décadas desde a primeira adaptação em animê de Trigun pelo estúdio Madhouse, foi um grande surpresa para os fãs quando uma nova animação baseada na obra de Yasuhiro Nightow (内藤泰弘) foi anunciada. Ainda mais que esse novo projeto seria um animê produzido em animação 3D, algo que deixou alguns um tanto apreensivos em relação ao produto, mesmo que o projeto estivesse sendo produzido pelo estúdio Orange — responsável por shows como Land of The Lustrous (2017) e BEASTARS (2019).

imagem: pôster de trigun stampede

Key Visual de TRIGUN STAMPEDE (2023) | Divulgação/Orange

Felizmente, no fim os fãs não tinham porque ficar apreensivos, já que STAMPEDE acabou sendo uma dos melhores, como também uma das maiores surpresas dessa temporada de inverno! Isso se dá graças ao trabalho fantástico realizado pelo estúdio, um dos melhores quando o assunto são animês produzidos em animação 3D.

 

A série conta com a direção de Kenji Mutou (武藤健司), que já tinha trabalhado anteriormente com o estúdio nos mesmos Land of The Lustrous e BEASTARS. E o resultado final entregue pela equipe de STAMPEDE é um trabalho ambicioso de animação 3D, apresentando cenas que esbanjam de uma cinematografia de ação complexa e muitas vezes grandiosa, cheia de estilo e expressividade, utilizando ao máximo as oportunidades presentes em uma produção completamente feita em 3DCGI.

Dando destaque ao final da temporada, o 12º episódio teve sua direção e storyboard produzidos pelo próprio Kenji Mutou. É um espetáculo de ação e também um dos melhores episódios da temporada de inverno! Mesmo que você não seja muito chegado a animes em animação 3D, ainda recomendo firmemente que dê uma chance a STAMPEDE.

TRIGUN STAMPEDE está disponível oficialmente via streaming na plataforma da Crunchyroll, com opção de dublagem em português.

 

 

Campfire Cooking in Another World with my Absurd Skill

Também tivemos mais uma produção do estúdio MAPPA nessa temporada, sendo ela Campfire Cooking in Another World with my Absurd (Skill Tondemo Skill de Isekai Hōrō Meshi). O anúncio desse animê foi um tanto quanto uma surpresa, sendo ele o primeiro animê isekai produzido pela empresa. E assim como demais produções do estúdio, esse animê sobre cozinhar ao ar livre também possui méritos a se destacar em relação a sua animação.

Imagem: pôster de campfire

Key Visual de Campfire Cooking in Another World with my Absurd (2023) | Divulgação/MAPPA

A adaptação da light novel de Ren Eguchi (江口連) contou com a direção de Kiyoshi Matsuda (松田清), que trabalhou anteriormente com o estúdio MAPPA assumindo a direção da segunda temporada de Kakegurui em 2019, e mais recentemente, RE-MAIN em 2021.

Em Campfire Cooking, como é de se esperar, o trabalho de animação realmente se destaca durante as cenas de preparo dos diversos pratos que vemos ao longo da série, algo que é executado com bastante êxito, conseguindo entregar um resultado final delicioso! Para garantir esses momentos de dar água na boca, o animê possui uma equipe de “diretores de animação culinários”, animadores focados em supervisionar e garantir a qualidade da animação durante essas cenas de preparo.

imagem: cenas de comida de campfire

Divulgação/MAPPA

Essas sequências são feitas utilizando de rotoscopia, auxiliadas por um estúdio especializado na produção de comerciais de alimentos, o estúdio BAX (株式会社バックス). Eles ficaram encarregados de gravar as cenas que foram usadas como base para a animação, capturando todo o processo de preparo dos pratos, seguindo os mesmos ângulos que serão utilizados na cena, para que os animadores possam usar de referência durante a criação dos seus layouts. Depois, animação e arte são corrigidos por um dos “diretores de animação culinários” (料理作画監督) para garantir a consistência.

Além do excelente trabalho de “animação culinária”, também é necessário dar o devido destaque ao trabalho da equipe de composição e da equipe de cores da série; ajudando a dar à cena um visual e uma atmosfera ainda mais agradável e, principalmente, deliciosa!

imagem: cenas de comida de campfire

Reprodução/MAPPA

Campfire Cooking in Another World with my Absurd está disponível oficialmente via streaming na plataforma da Crunchyroll.

 

 

BOFURI: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense (2ª Temporada)

Nessa temporada também tivemos o retorno de BOFURI: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense (Itai no wa Iya nano de Bōgyoryoku ni Kyokufuri Shitai to Omoimasu), com sua segunda temporada. O animê é produzido pelo estúdio SILVERLINK e conta com direção do experiente veterano Shin Oonuma (大沼 心).

Key Visual da 2ª temporada de BOFURI: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense (2023) | Divulgação/SILVERLINK

Sendo breve com BOFURI, a série é um caso interessante — e até um tanto engraçado —, dado que é um animê que normalmente é bem inconsistente em relação à qualidade da sua animação, tendo momentos em que pode-se dizer que ela é de fato ruim. Porém, a produção é abençoada por alguns excelentes animadores de ação, como Kohei Kobayashi (小林 宏平) e Koji Ito (伊藤浩二), ambos carregando a série com excelentes cenas de ação recorrentes ao longo das suas duas temporadas — com Ito chegando a animar até dois minutos inteiros!

Mas é isso, não há muito mais o que ressaltar em relação à produção de BOFURI, além do fato de que o animê consegue constantemente entregar excelentes sequências de ação, apesar de possuir uma qualidade, no geral, bastante inconsistente. Além de que a direção do anime é geralmente bastante competente, o que se poderia esperar de um diretor com tantos anos de experiência.

Cena de BOFURI

Reprodução/SILVERLINK

BOFURI: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense está disponível oficialmente para streaming pela plataforma da Crunchyroll.

 

 

Pois bem, aqui se encerra essa segunda edição do Sakuga no Hanashi. Espero que esse texto tenha sido informativo, como também proveitoso para os leitores. Esse é um formato de texto que desejo manter como um padrão futuramente e já dá pra adiantar: a temporada de primavera tem cara de que pode ser uma das mais fortes do ano em termos de animação!

Até a próxima!

 

▶ Confira todas as colunas aqui.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.