O Strong, um “Museu Nacional da Jogatina”, localizado em Nova Iorque, incluiu Wii Sports (2006) no Hall da Fama dos Videogames do Mundo (The World Video Game Hall of Fame®). Além deste, também foram incluídos os jogos Barbie Fashion Designer (1996), Computer Space (1971), e The Last of Us (2013).

Wii Sports é um jogo da Nintendo para o Wii — esse era um game que vinha incluso ao se comprar o console (exceto no Japão). Ele é basicamente um simulador de esportes, com 5 modalidades: tênis, beisebol, boliche, golfe e boxe. O game também servia como uma demonstração das capacidades dos sensores de movimento do controle Wii Remote.

A recepção crítica foi positiva, assim como a comercial (mas essa é um pouco complicada, uma vez que quem comprava o console também automaticamente comprava o jogo, exceto no Japão) — a possibiliade de criar um “programa fitness” para se exercitar com o jogo foi o foco do marketing não só do Wii Sports, mas também do Wii como um “console para toda a família”.

Em 2009, veio a sequência Wii Sports Resort, com mais recursos. Um remake, Wii Sports Club, saiu em 2013 para o WiiU. Em 2022, uma nova sequência foi lançada, para o Switch: Nintendo Switch Sports.

O Hall é para reconhecer jogos com grande influência na indústria ou na cultura popular. Segundo descrito, qualquer jogo pode ser indicado, mas a seleção passa por um comitê internacional composto por acadêmicos, jornalistas e outros indivíduos “familiarizados com a história dos videogames”. No ano passado, The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) e Ms. Pac-Man (1982) entraram no Hall.


Fonte: ANN