A Nintendo atualizou seu site com o relatório referente ao ano fiscal de 2022, que se encerrou em 31 de março deste ano — os lucros caíram 6,4%, ficando em 885,4 bilhões de ienes (32,7 bilhões de reais). A empresa alega que a crise dos semicondutores foi um fator importante nos resultados mais baixos de vendas de hardware.

No período entre abril de 2022 e março de 2023, foram 17,97 milhões de Nintendo Switch vendidos — um número mais baixo que o trazido pela Bloomberg há alguns meses, no qual era dito que foram 21 milhões de cópias vendidas de abril até janeiro (mas a Bloomberg havia conversado com fontes “familiares com o assunto”, não era um número oficial). Desde seu lançamento em 2016, foram 125,62 milhões de unidades vendidas.

O relatório atual também estipula uma queda nas vendas do consoles, com perspectiva de vender 15 milhões de cópias — vale pontuar que o Switch está entrando em seu 7º ano, geralmente nesta fase as desenvolvedoras já estão preparando o lançamento de um novo console. A matéria da Bloomberg também informava que, apesar do cenário, a Nintendo pretendia produzir ainda mais cópias do hardware, mas o relatório não dá informações a esse nível.

Mesmo com a expectativa de queda, a empresa ainda espera que jogos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Pikmin 4, e a DLC de Pokémon Scarlet & Violet terão impacto positivo nas vendas do console — Scarlet & Violet atualmente é a quarta dupla de jogos mais vendida da franquia Pokémon, com 22 milhões de unidades vendidas, se a DLC impulsionar as vendas, poderia talvez até ultrapassar o segundo colocado, Sword & Shield (25,82 milhões).

Confira os 10 jogos first-party mais vendidos do console até 31 de março de 2023:

  1. Mario Kart 8 Deluxe (53,79 milhões);
  2. Animal Crossing: New Horizons (42,21 milhões);
  3. Super Smash Bros. Ultimate (31,09 milhões);
  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (29,81 milhões);
  5. Pokemon Sword & Shield (25,82 milhões);
  6. Super Mario Odyssey (25,76 milhões);
  7. Pokemon Scarlet & Violet (22,10 milhões);
  8. Super Mario Party (19,14 milhões);
  9. New Super Mario Bros. U Deluxe (15,41 milhões);
  10. Ring Fit Adventure (15,38 milhões).

Fonte: Gematsu, Gameindustry.biz