A editora Intrínseca registrou no ISBN, em versão física e digital, o livro Peitos e Ovos — mas não sabemos se a versão de 2008 (Chichi to Ran) ou de 2019 (Natsu Monogatari).

Chichi to Ran saiu pela editora Bungeishunju, rendendo à autora um Prêmio Akutagawa, um dos mais prestigiados prêmios de literatura do Japão — ele integra uma trilogia com Heaven (2009) e Subete Mayonaka no Koibitotachi (2011). Em 2019, ela publicou Natsu Monogatari, uma versão totalmente reescrita do livro de 2008, com os mesmos personagens e ambientação, mas há diferenças significantes.

A dúvida sobre a versão é porque em alguns países Natsu Monogatari foi publicado sob título que se traduz como Peitos e Ovos — faz sentido por ser a “versão final” do trabalho da autora, mesmo não sendo tecnicamente o título do livro. Acreditamos se tratar, nessa caso, da versão mais recente, mas não temos como saber no momento.

imagem: capa original de chichi to ran.

Divulgação: B.

A trama traz Makiko, quede Osaka para Tóquio, onde mora Natsu, sua irmã. Ela leva sua filha, Midoriko, uma garota que se tornou quieta com as pressões da adolescência. Essa é uma história de três mulheres reunidas em uma bairro operário de Tóquio.

Faz parte do estilo de escrita de Kawakami o emprego do dialeto de Kansai — a autora é de Osaka, que fica na região de Kansai –, e de linguagem poética e experimental, tendo Lydia Davis e James Joyce como influências. Haruki Murakami já a citou como uma de suas autoras jovens preferidas — a autora o entrevistou entre 2015 e 2017, abordando o tópico da sexualização de mulheres na obra do autor.

A edição nacional terá tradução por Eunice Suenaga.

ATUALIZAÇÃO:

Descobrimos que o livro já se encontra no mercado desde o mês passado — o novo registro possivelmente é para uma segunda edição, ou trata-se de um erro.


Fonte: ISBN