Recentemente, o CBR soltou um artigo afirmando que Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) não foi devidamente encerrado devido a um cancelamento abrupto, que impediu que o mangá chegasse a sua suposta saga final, a Saga do Céu — o site não traz fontes dessa informação, provavelmente por não existir nenhuma. O artigo foi republicado por alguns veículos.

Durante sua seriação, Cavaleiros foi aparentemente perdendo o fôlego, principalmente ao longo da Saga de Hades, caindo de posição na tabela de conteúdo (TdC), que geralmente indica a popularidade da série na revista — a tabela é decidida parcialmente por votação dos fãs, mas vale pontuar que os editores podem mexer na ordem, e colocar séries que estão terminando nas páginas finais e séries iniciantes no começo para outros fins. Confira a posição do mangá na TdC, ao longo de toda a publicação, conforme gráfico da Jajaken:

imagem: gráfico mostrando saint seiya no histórico da jump, com queda a partir de 1989.

Reprodução: Jajaken.

A queda na popularidade — se de fato real — poderia ser uma pressão para finalizar o mangá depressa, mas, em uma entrevista nos anos 2000, Masami Kurumada afirma que estava exausto durante Hades e que, em dado momento, pediu ao departamento editorial para encerrar a série em 10 capítulos.

Outro fator que poderia ter contado para o CBR deduzir que a obra teria sido cancelada é o de que o capítulo final foi publicado na V-JUMP, e não na Shonen Jump: com a revista recém lançada, a Shueisha pediu para que Akira Toriyama e Masami Kurumada fizessem conteúdos especiais para ela e anunciou uma one-shot intitulada Saint Seiya Gold Cloth Gaiden, de 31 páginas, sobre as armaduras de ouro… mas o que foi publicado foi, de fato, o encerramento de Cavaleiros.

Anos depois, Haruhiko Suzuki, editor da Jump, contou o que houve: embora já planejado, o fim da Saga de Hades acabou ficando muito maior do que imaginado, e não dava para publicá-lo na Shonen Jump — como a V-JUMP sairia logo depois da publicação do capítulo “final” na Shonen Jump, foi decidido migrar o real fim da série para lá, afinal, já haviam “reservado” um espaço para a one-shot especial. E o tal gaiden nunca viu a luz do dia (mas talvez os novos complementos da Final Edition sejam algo parecido com o planejado?).

Ou seja, das informações que temos em relação ao encerramento original do mangá, nada indica que ele foi cancelado, e sim que o autor quis encerrá-lo mais rapidamente por desgaste.

Cavaleiros tem sua continuação oficial publicada irregularmente desde 2006, quando Next Dimension foi iniciado na Shonen Champion, da Akita Shoten — anunciada como a Guerra Santa da reencarnação de Atena anterior à Saori, a série logo virou a sequência oficial após inclusão de um arco que envolve passado e presente.

Vale ressaltar também que o final original do mangá — relativamente aberto — não destoa muito da forma como Kurumada tende a finalizar suas obras.

Imagem: Odisseus, o cavaleiro de ouro de Serpentário.

Reprodução: KURUMADA PRO/AKITA SHOTEN.

A “migração” de Cavaleiros da Shueisha para a Akita Shoten é vista por muitos como uma consolidação de um suposto desentendimento entre Kurumada e a primeira casa editorial da série. Isso teria feito com que ele publicasse por outras editoras a partir dos anos 1990, e consequentemente poderia ter impedido que o autor criasse uma continuação da série na época… mas se ele estava esgotado, seria inesperado que retomasse a obra mesmo havendo algum plano.

Apesar de não haver muitas informações, dá para especular: no primeiro volume de Fuuma no Kojiro (1982), o mangaká conta que escreveu a história (por pressão) enquanto seu pai estava no hospital, e faleceu — só daí podemos imaginar atritos envolvendo a rotina de trabalho.

OTOKOZAKA atualmente está em publicação pela Shueisha, retomado por volta dos anos 2010, indicando que, se houve de fato alguma briga, algumas coisas foram, pelo menos, parcialmente resolvidas.


O JBox possui parcerias comerciais com Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


As opiniões pessoais expressas nesta checagem são de responsabilidade de seu autor e não refletem necessariamente a opinião do site JBox.


Agradecimentos à SaintSeiyaPedia.