A Sato Company realizou ontem (06) uma pré-inauguração do Sato Cinema, localizado no Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo), com foco em produções asiáticas — o cinema fica no mesmo auditório onde são, todas às primeiras quartas-feiras do mês, realizadas as sessões do Bunkyo Cinema.

Com até 1100 lugares (contando os assentos no mezanino), o auditório passou por reforma recente, possuindo agora um projetor Christie e som Dolby Digital 5.1 — o telão é retrátil, pois o espaço é também utilizado para eventos que não incluem projeção.

O cinema, por enquanto, exibirá apenas títulos que já são parte do portifólio da Sato Company, com uma programação diferente a cada mês, mas está aberto a todas as distribuidoras do Brasil — dependendo do sucesso da empreitada, filmes de nipo-brasileiros também podem entrar na programação. Há também abertura para exibir shows, como algumas redes de cinema já fazem.

imagem: foto com os diretores do bunkyo, Jacqueline Sato, Nelson Sato e a reprodução da armadura do Jaspion.

Foto: Laura Gassert/JBox.

Fora do auditório, na entrada, há uma área instagramável com armaduras do Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Black e outros heróis de tokusatsu — há planos ainda para colocar por lá uma reprodução da moto do Kaneda, de Akira.

Os ingressos custam 35 reais (inteira) e 17,50 reais (meia), e há no local também venda de pipoca e refrigerantes, como todo bom cinema.

Na sessão especial voltada à imprensa, foi exibida versão remasterizada de AKIRA, com legendas. O JBox estava presente.

imagem: foto do auditório, centrada no telão do cinema com imagem de AKIRA.

Foto: Laura Gassert/JBox.

A inauguração ocorre em 16 de julho e a programação inclui o episódio 51 de Kamen Rider Black — pelo que Nelson Sato (CEO da distribuidora) deixou a entender na coletiva, ele será exibido dublado. A Sato já havia demonstrado interesse em exibir o episódio final, que não passou na Rede Manchete, nas telonas, sendo essa a estreia do material (realizado há alguns anos, reunindo parte do elenco original).

Confira a programação:

16 de julho

  • 10h: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK;
  • 12h05: O DEUS DO CINEMA (legendado);
  • 14h25: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK;
  • 16h30: O DEUS DO CINEMA (legendado);
  • 18h50: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK.

 

23 de julho

  • 10h: HUMAN LOST (legendado);
  • 12h10: THE PROMISED NEVERLAND (live-action, legendado);
  • 14h30: HUMAN LOST (legendado);
  • 16h30: THE PROMISED NEVERLAND (live-action, legendado);
  • 18h45: HUMAN LOST (legendado).

 

30 de julho

  • 10h: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK;
  • 12h05: HUMAN LOST (legendado);
  • 14h15: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK;
  • 16h20: HUMAN LOST (legendado);
  • 18h30: KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME (dublado) + Episódio 51 de KAMEN RIDER BLACK.

KAMEN RIDER ZERO-ONE REAL x TIME

Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME se passa após o fim da série de TV. O herói Aruto Hiden enfrenta Kamen Rider Eden, o mais novo inimigo que ameaça o mundo onde os humanos coexistem com os androides HumaGears.

O filme foi lançado em 18 de dezembro de 2020, junto com o filme Kamen Rider Saber: The Phoenix Swordsman & The Book Of Ruin.

Sobre Kamen Rider Zero-One:

A trama é ambientada numa realidade alternativa, onde androides de IA (Inteligência Artificial) chamados Humagears substituem trabalhadores humanos em vários empregos. Com o intuito de destruir a humanidade, o grupo terrorista MetsubouJinrai.net consegue dominar os Humagears. Enquanto isso, o governo japonês cria uma organização anti-IA chamado A.I.M.S. que luta contra os robôs malignos. A A.I.M.S. conta com agentes que são capazes de se transformarem em Kamen Riders.


O DEUS DO CINEMA

Kinema no Kami-sama

O filme tem direção de Yoji Yamada (Sobre seu Irmão, Uma Família em Tóquio), sendo seu 92º projeto, e chegou às telonas japonesas em 2021.

A história acompanha Go Maruyama (Kenji Sawada), um homem de 78 anos ameaçado de ser jogado na rua por sua esposa e filha devido ao seu vício em álcool e jogos. Assim, ele busca refúgio no cinema de um velho amigo e entre as cenas em preto e branco do projetor, viaja para seu próprio passado – que vai se misturando com a história do cinema em si.

Ele foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo em 2022.


HUMAN LOST

Human Lost é uma repaginação de Declínio de um Homem (Ningen Shikaku), um clássico semibiográfico do renomado escritor Osamu Dazai. O livro foi lançado no Brasil em 2015 pela editora Estação Liberdade. O original saiu no Japão em 1948, entrando em domínio público no começo de 2019. Dazai se suicidou logo após entregar o material para publicação.

Na nova trama, ambientada em 2036, Yozo Oba se considera um fracassado como adulto e não consegue entender os seres humanos. A ciência conseguiu superar a morte com o avanço tecnológico, porém apenas os mais ricos conseguem pagar por tal tecnologia milagrosa… E Yozo não é uma dessas pessoas.

Em crise, ele se junta a uma gangue para invadir o The Inside, onde a elite vive. Nessa jornada, Yozo descobre algo apavorante que muda sua vida para sempre.

O longa teve pré-estreia gratuita em São Paulo no começo de 2020 e já foi exibido com legendas no Telecine, estando em algumas plataformas de aluguel e compra.


THE PROMISED NEVERLAND

Com autoria de Kaiu Shirai e Posuka DemizuThe Promised Neverland (Yakusoku no Neverland) foi publicado de 2016 a 2020 na Shonen Jump (Shueisha). A história gira em torno de um grupo de crianças em um orfanato, que descobrem que estão sendo criadas como gado de luxo para alimentar demônios de alto poder aquisitivo.

No Brasil, o mangá original é publicado desde agosto de 2018 pela Panini, com 15 volumes disponíveis até o momento. A seriação japonesa na Shonen Jump foi encerrada em junho de 2020 e totalizou 20 volumes. Confira a nossa crítica do 1º volume aqui.

O longa, de 2020, é dirigido por Yuichiro Hirakawa – o mesmo de Erased e Rookies (a série de TV) – com roteiro de Noriko Gotou, e é estrelado por Minami HamabeRihito Itagaki e Jyo Kairi, atores do trio de protagonistas Emma, Norman e Rey, respectivamente.

Há também uma série animada, disponível na Crunchyroll.


KAMEN RIDER BLACK

Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada).

A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.

No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, que em 1995 também exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power RangersVR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.

A série está completa com legendas no Prime Video e Pluto TV, mas a versão dublada do episódio final é inédita.