No relatório trimestral mais recente da Toei Animation, abarcando os meses de abril até junho, a empresa colocou Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo como o responsável pela queda dos ganhos em relação aos períodos anteriores.
A empresa vinha com aumento nos ganhos com distribuição no exterior, sendo que no terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 (outubro a dezembro de 2022), foram 21 milhões de ienes arrecadados — agora, foram 3,9 milhões de ienes. Seguindo os relatórios anteriores, é um número relativamente próximo de outros informes de abril a junho, mas em outros anos da Toei não teve grandes estreias nos cinemas internacionais no período.
Segundo alegado, o desempenho abaixo do esperado diminuiu a receita operacional de forma significativa, além de reduzir os lucros. A bilheteria do filme foi a seguinte, até o momento:
Japão: 120 milhões de ienes (4 milhões de reais);
América do Norte: 1,1 milhão de dólares (5,1 milhões de reais);
América Central e do Sul: 4,36 milhões de dólares (20 milhões de reais);
Europa: 1,1 milhão de dólares (5,1 milhões de reais).
A empresa ainda pretende lançar o longa na China, mas não deu mais informações. O relatório contradiz o argumento levantado por fãs de que a empresa não teria grandes expectativas com o longa, e torna menos provável a ideia de uma sequência. Contudo, vale pontuar que o filme chegou com pouca divulgação e é uma desculpa cômoda para queda dos lucros.
O longa arrecadou no Brasil, entre sua estreia (27 de abril) e o dia 19 de julho, R$ 5.110.370,92, segundo os dados mais recentes da ANCINE. Contudo, o público total foi de 254.184 pessoas — é um número próximo do que Lenda do Santuário (2014) fez só na semana de estreia, quando levou 250 mil pessoas aos cinemas nacionais.
Em seu relatório, a Toei aponta que a estreia do live-action coincidiu com a de grandes lançamentos e isso teria resultado em uma bilheteria menor que o planejado no Brasil.
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem mais recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll disponibiliza a série por streaming atualmente, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publicou também uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (ambos primeiramente pela Conrad), Next Dimension, Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP atualmente republica Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; o gaien Memories de Saintia Shô, a novel Golden Age, o mangá isekai Dark Wing, e Rerise of Poseidon. Um quadrinho francês oficial começou a ser publicado em 2022 — sabemos que uma editora brasileira já detém os direitos de publicação, mas não sabemos ainda qual.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecido pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac. A segunda temporada veio em 2022 pela Crunchyroll, com troca total de elenco na dublagem brasileira.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
YAHAHAHAHA!!! Só otário caiu naquele papinho do cara q disse q a Toei tava satisfeita com resultado pífio desse filme. O filme é horroroso e duvido muito q os fanáticos q defenderam ele com unhas e dentes viram mais de uma vez.
Bem pelo menos acabou essa bomba de vez… Pelo menos é o q espersmos.
A bomba já era prevista desde o anuncio, a concepção por si só já delatava, correram um risco desnecessário porque quiseram kkkkk. Se tivessem sido realmente fieis aos ditames da obra, tanto conceito quanto visuais pode ter certeza que teria feito sucesso, principalmente aqui no Brasil e países latinos que amam a série, mas preferiram o caminho DB Evolution 2.0 em atenção a um mercado que pouco liga para os Jovens Cavaleiros da Esperança, fracasso merecido.
> seje a Toei > produza um anime baseado em um mangá mediano dos anos 80/90 > veja o seu anime falhando em seu próprio país de origem > distribua esse anime pelo mundo e veja ele fazendo sucesso somente em regiões bem especificas não necessariamente pela sua qualidade, e sim mais por questões estruturais > veja que esse anime envelheceu muito mal mas mesmo assim, continue sugando tudo o que a franquia tem de oferecer > faça um filme live action apostando no sucesso dele, mesmo com a franquia completamente desgastada e distribuindo o filme para os EUA, país este em que a franquia Saint Seiya não fez absolutamente NENHUM sucesso > tome um prejuízo no final e sinta-se felizardo com isso
Sempre mais fácil culpar terceiros… Filme falhou não por competir com outros, e sim que o filme é horroroso. Faltou sim a essência de Cavaleiros. Não basta colocar alguém de armadura e chamar de Cavaleiros. Que esse filme e o anime 3D sejam cancelados.
Esse filme é uma ofensa como filme. Diretor e toda equipe deveriam ter assistido ao anime clássico ao invés do lixo em 3D… Está no Top 3 de piores adaptações junto de DB Evolution e Death Note da Netflix.
Toei alguns meses depois vai ser tipo: “mano, por que será que CDZ não emplaca nos EUA? Já sei, vou fazer outra adaptação chapada das doze casas pra ver se dá certo lá agora”. E o ciclo se repete, várias e várias vezes.
De acordo com The Numbers ki tem uma tabela comparativa com DB Evo foi muito pior ateh financeiramente num eh a Toa ki a XDisney comprou a concorrente Fox mas num tah nem ai pra Sony. Esteticamente e artisticamente falando(roteiro eh controverso) DB Evolution foi superior pois melhorou Picolo e gritaram golpes e ainda parecia mais um filme da MCU fase 1 inves do MiCU fase 4 ou DC Zaslave ki Seiya Lixo Action NeToeiFlop pra KotardZ e Toeitarios hyparem tal desastre global e historiCU. Nem Rotomatoes nem CdZverso podem esconder jah ki a propria Toei admite a derrota vexante.
Basta ver os numeros: Latrina 4 milhoes de dolares mais ateh do ki Europa berço do hype e Japao berço da obra. Gringos Muricas tao nem ai. Preferem Pau nos Rangers e Samurai Trupe ki eles idolatram como Ronin Warriors e ainda chamam Rurouni Kensin de Samurai X(burguer?). Tudo um bando de tortos estes gaijins da Merda do Norte. IroniCU jah ki idolatram a Morte tanto qto Japas. Mas ateh os Japas curtem mais sexo ki estes censores portanto tao na vantagem. Aposto ki os brankelos de lah dos EUA vao virar expecie em extinçao antes dos Japas. Num vejo a hora.
O que é mais risível é q na América do Norte foi DE NOVO um fiasco, mesmo com o filme sendo feito todo para eles
Só mesmo os trouxas fãs na América central e do Sul q entregaram um pouco e mesmo assim pq quiseram levar aquela ideia de “valorizar TD q sai de Cavaleiros”. Eu acho é mto bem feito
“Toei Animation, abarcando os meses de abril até junho, a empresa colocou como o responsável pela queda dos ganhos em relação aos períodos anteriores.”
Não!!! A Toei é que foi pretensiosa em levar adiante este filme que ninguém pediu por estar sedenta a colocar no mercado Saint Seita a qual quer custo na gringa. Tomará que este filme flope lá na China de forma galática.
Comparado a Dragon Ball Evolution, esse filme dá para assistir até o final mas depois, não vai ter mais vontade querer de ver de novo, quem escreveu e dirigiu esse filme parece que só assistiu ao primeiro episódio do anime, com má vontade e não entendeu e foi colocando o que achava melhor no filme, os atores e atrizes até são bons, mas a história o roteiro não ajuda, a adaptação e muito ruim, para chegar a sair da caixa da armadura de Pegasus a roupa de treino é muita falta de conhecimento, e depois aparece aquela amadura de couro lustrado que não lembra em nada a amadura de Pegasus.
O filme poderia estar 200% finedigno à obra original, iria flopar da mesma forma. A franquia não faz sucesso nem no seu país de origem, e nem mundo àfora, e muito menos nos EUA, somente no Brasil, América Latina, um pouco da China e numa minúscula parte da Europa. A Toei apostou num live-action (algo que já é extremamente arriscado) de uma franquia já morta e o resultado era óbvio.
Alguém tinha alguma expectativa boa para esse filme? Eu não vi ainda, alguém gostou?
Mano, é legal o filme, bem próximo a história da animação da Netflix, passa longe de ser um DB Evolution
YAHAHAHAHA!!! Só otário caiu naquele papinho do cara q disse q a Toei tava satisfeita com resultado pífio desse filme. O filme é horroroso e duvido muito q os fanáticos q defenderam ele com unhas e dentes viram mais de uma vez.
Bem pelo menos acabou essa bomba de vez… Pelo menos é o q espersmos.
Raoaz teve uns doídos ae q gostaram, tinha um maluco ae pelo facebook q dizia q toda semana levava um familiar diferente pra ver. Yahahaha!
Valeu. Vou tentar assistir para ver o que eu acho.
Merece ser exibido na sessão da tarde
Fico triste com uma notícia dessas
A bomba já era prevista desde o anuncio, a concepção por si só já delatava, correram um risco desnecessário porque quiseram kkkkk. Se tivessem sido realmente fieis aos ditames da obra, tanto conceito quanto visuais pode ter certeza que teria feito sucesso, principalmente aqui no Brasil e países latinos que amam a série, mas preferiram o caminho DB Evolution 2.0 em atenção a um mercado que pouco liga para os Jovens Cavaleiros da Esperança, fracasso merecido.
> seje a Toei
> produza um anime baseado em um mangá mediano dos anos 80/90
> veja o seu anime falhando em seu próprio país de origem
> distribua esse anime pelo mundo e veja ele fazendo sucesso somente em regiões bem especificas não necessariamente pela sua qualidade, e sim mais por questões estruturais
> veja que esse anime envelheceu muito mal mas mesmo assim, continue sugando tudo o que a franquia tem de oferecer
> faça um filme live action apostando no sucesso dele, mesmo com a franquia completamente desgastada e distribuindo o filme para os EUA, país este em que a franquia Saint Seiya não fez absolutamente NENHUM sucesso
> tome um prejuízo no final e sinta-se felizardo com isso
Sempre mais fácil culpar terceiros… Filme falhou não por competir com outros, e sim que o filme é horroroso. Faltou sim a essência de Cavaleiros. Não basta colocar alguém de armadura e chamar de Cavaleiros. Que esse filme e o anime 3D sejam cancelados.
Esse filme é uma ofensa como filme. Diretor e toda equipe deveriam ter assistido ao anime clássico ao invés do lixo em 3D… Está no Top 3 de piores adaptações junto de DB Evolution e Death Note da Netflix.
Ja vi no youtube esse filme pra alugar, mas tenho até medo da bomba que é.
Sério…o povo fala que é muito pior.
Isso acontece com Marvel e DC tbm, ja era pra todo mundo conhecer essa estrategia.
Passa no Corujão (se existe ainda) que não vai fazer falta.
Resumiu tudo.
Não quiseram agradar aos fãs e produziram o filme para um público novo, que não quis saber desse filme, e apelaram para os fãs.
E ainda tem gente que é paga pra isso.
Bem feito. A toei animation é uma empresa muito p0rca, não trabalham direito
Toei alguns meses depois vai ser tipo: “mano, por que será que CDZ não emplaca nos EUA? Já sei, vou fazer outra adaptação chapada das doze casas pra ver se dá certo lá agora”.
E o ciclo se repete, várias e várias vezes.
Também, um lixão desses…
Apostar alto nessa franquia moribunda da nisso KKKKKKKK.
Dono da página cdzverso
De acordo com The Numbers ki tem uma tabela comparativa com DB Evo foi muito pior ateh financeiramente num eh a Toa ki a XDisney comprou a concorrente Fox mas num tah nem ai pra Sony.
Esteticamente e artisticamente falando(roteiro eh controverso) DB Evolution foi superior pois melhorou Picolo e gritaram golpes e ainda parecia mais um filme da MCU fase 1 inves do MiCU fase 4 ou DC Zaslave ki Seiya Lixo Action NeToeiFlop pra KotardZ e Toeitarios hyparem tal desastre global e historiCU.
Nem Rotomatoes nem CdZverso podem esconder jah ki a propria Toei admite a derrota vexante.
Basta ver os numeros:
Latrina 4 milhoes de dolares mais ateh do ki Europa berço do hype e Japao berço da obra.
Gringos Muricas tao nem ai.
Preferem Pau nos Rangers e Samurai Trupe ki eles idolatram como Ronin Warriors e ainda chamam Rurouni Kensin de Samurai X(burguer?).
Tudo um bando de tortos estes gaijins da Merda do Norte.
IroniCU jah ki idolatram a Morte tanto qto Japas.
Mas ateh os Japas curtem mais sexo ki estes censores portanto tao na vantagem.
Aposto ki os brankelos de lah dos EUA vao virar expecie em extinçao antes dos Japas.
Num vejo a hora.
O que é mais risível é q na América do Norte foi DE NOVO um fiasco, mesmo com o filme sendo feito todo para eles
Só mesmo os trouxas fãs na América central e do Sul q entregaram um pouco e mesmo assim pq quiseram levar aquela ideia de “valorizar TD q sai de Cavaleiros”. Eu acho é mto bem feito
Amem.
Athena nas Alturas.
Zeus seja louvado.
Aleluia pra Seiya.
Ki os Santos sejam louvados.
“Toei Animation, abarcando os meses de abril até junho, a empresa colocou
como o responsável pela queda dos ganhos em relação aos períodos anteriores.”
Não!!! A Toei é que foi pretensiosa em levar adiante este filme que ninguém pediu por estar sedenta a colocar no mercado Saint Seita a qual quer custo na gringa. Tomará que este filme flope lá na China de forma galática.
Comparado a Dragon Ball Evolution, esse filme dá para assistir
até o final mas depois, não vai ter mais vontade querer de ver de novo, quem escreveu
e dirigiu esse filme parece que só assistiu ao primeiro episódio do anime, com má
vontade e não entendeu e foi colocando o que achava melhor no filme, os atores
e atrizes até são bons, mas a história o roteiro não ajuda, a adaptação e muito
ruim, para chegar a sair da caixa da
armadura de Pegasus a roupa de treino é muita falta de conhecimento, e depois aparece
aquela amadura de couro lustrado que não lembra em nada a amadura de Pegasus.
Falto levar mais parente pra ajudar na bilhete. YAHAHAHA!!!
O pior é que isso pode prejudicar outros projetos da franquia (animes, por exemplo) que realmente valeria à pena investir.
Talvez por não ter um marketing descente, ser um longa mediano que não faz jus a franquia
Bruno é o cara que comenta em coisas de CDZ sem gostar de CDZ, Freud explica…
Não é mais fácil só admitir que o filme é ruim e por isso que teve pouca grana entrando?
Se tivessem se mantido fidedigno ao material original nada disso teria acontecido…
O filme poderia estar 200% finedigno à obra original, iria flopar da mesma forma. A franquia não faz sucesso nem no seu país de origem, e nem mundo àfora, e muito menos nos EUA, somente no Brasil, América Latina, um pouco da China e numa minúscula parte da Europa. A Toei apostou num live-action (algo que já é extremamente arriscado) de uma franquia já morta e o resultado era óbvio.
Bruninho parece gostar de comentar coisas que ele não gosta/não entende. CDZ normalmente fica no top 4 propriedades intelectuais da Toei dentro e fora do Japão, como é mostrado no relatório da própria Toei que sai todo ano… https://uploads.disquscdn.com/images/a7fe199c8c154f0f289707a403e8d299a1a43447b5a7cf5e66c166a932f68ae5.png