No relatório trimestral mais recente da Toei Animation, abarcando os meses de abril até junho, a empresa colocou Os Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya: O Começo como o responsável pela queda dos ganhos em relação aos períodos anteriores.

A empresa vinha com aumento nos ganhos com distribuição no exterior, sendo que no terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 (outubro a dezembro de 2022), foram 21 milhões de ienes arrecadados — agora, foram 3,9 milhões de ienes. Seguindo os relatórios anteriores, é um número relativamente próximo de outros informes de abril a junho, mas em outros anos da Toei não teve grandes estreias nos cinemas internacionais no período.

Segundo alegado, o desempenho abaixo do esperado diminuiu a receita operacional de forma significativa, além de reduzir os lucros. A bilheteria do filme foi a seguinte, até o momento:

  • Japão: 120 milhões de ienes (4 milhões de reais);
  • América do Norte: 1,1 milhão de dólares (5,1 milhões de reais);
  • América Central e do Sul: 4,36 milhões de dólares (20 milhões de reais);
  • Europa: 1,1 milhão de dólares (5,1 milhões de reais).

A empresa ainda pretende lançar o longa na China, mas não deu mais informações. O relatório contradiz o argumento levantado por fãs de que a empresa não teria grandes expectativas com o longa, e torna menos provável a ideia de uma sequência. Contudo, vale pontuar que o filme chegou com pouca divulgação e é uma desculpa cômoda para queda dos lucros.

O longa arrecadou no Brasil, entre sua estreia (27 de abril) e o dia 19 de julho, R$ 5.110.370,92, segundo os dados mais recentes da ANCINE. Contudo, o público total foi de 254.184 pessoas — é um número próximo do que Lenda do Santuário (2014) fez só na semana de estreia, quando levou 250 mil pessoas aos cinemas nacionais.

Em seu relatório, a Toei aponta que a estreia do live-action coincidiu com a de grandes lançamentos e isso teria resultado em uma bilheteria menor que o planejado no Brasil.

Veja também:

⇒ Crítica | ‘Cavaleiros do Zodíaco: O Começo’ não leva a intensidade da série às telonas

⇒ Entrevista com Tomek Bagiński, diretor do filme de ‘Cavaleiros do Zodíaco’ | JBox Entrevista

⇒ O réquiem de cordas dos ‘Cavaleiros do Zodíaco’ | Artigo


Fonte: Santos de Bronze