Depois da polêmica envolvendo a retirada do termo “casadas” (結婚した2人, kekkonshita futari) da edição digital da Gundam Ace e de uma retratação que revoltou ainda mais os fãs, aconteceu hoje (06) um evento oficial de Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury, incluindo as atrizes Lynn e Kana Ichinose, as vozes oficiais de Miorine Rembran e Suletta Mercury, respectivamente.

Segundo relatos, ao fim do evento, foi mostrada uma apresentação na qual Suletta perde em um duelo e diz “Não sou mais o Holder, apesar de ter te prometido [não perder]”, e então Miorine responde “Não importa quem é o Holder, porque você é minha parceira”. Por fim, uma ilustração das duas foi projetada:

imagem: ilustração de suletta e miorine em tela do evento.

Via Be_Go_ichi | Twitter/X.

Nesse momento, que ocorreu aparentemente ao fim do evento, era permitido filmar e tirar foto — uma raridade em eventos fechados e voltados para fãs, dando a impressão que a organização queria que o trecho saísse na internet.

Alguns fãs internacionais apontaram que esse diálogo ainda deixa alguma ambiguidade sobre o casamento das duas, mas tem sido bem recebido entre os fãs japoneses — acontece que, no Japão, não existe legalmente união estável ou casamento entre pessoas do mesmo gênero, mas muitas prefeituras oferecem um “sistema especial de parceria”, no qual reconhecem, dentro de suas fronteiras administrativas, direitos básicos para casais homoafetivos (como direito de visitação hospitalar, tomar decisões por um parceiro inconsciente, benefícios concedidos a empregados casados, etc.).

Por isso, a percepção geral dos japoneses pelo uso de パートナー (paatonaa, deriva do termo em inglês partner) é de que foi concretizada a união afetiva entre as duas — ao mesmo tempo, a Bandai Namco se exime de usar o termo “casamento” num evento oficial ocorrido em um país que não reconhece esse tipo de união homoafetiva (embora a série não seja ambientada no Japão).

 

Witch From Mercury teve direção de Hiroshi Kobayashi (KIZNAIVER), com codireção de Ryo Ando (Interviews with Monster Girls) e roteiro de Ohkouchi (Code Geass). O estúdio responsável pelo anime é o Bandai Namco Filmworks, o antigo Sunrise (que ainda assina a produção).

Na história, acompanhamos uma era onde várias corporações colonizaram o espaço e criaram grande sistema econômico. Nesse contexto, Suletta Mercury, uma garota solitária de Mercúrio, se muda para a Escola de Tecnologia de Asticassia, liderada pelo grupo que domina a indústria de mobile suits, e, no meio disso, acaba noiva de Miorine Rembram, filha do presidente do maior conglomerado empresarial do Espaço.

Veja também:

⇒ Com casal de mulheres, Gundam: Witch from Mercury conquista o público | Artigo


Fonte: Twitter