Desde ontem (18), muitos usuários estão relatando problemas com a Crunchyroll no acesso pelos computadores — os relatos é que, ao entrar no serviço pelo site, se deparam com a mensagem “Algo deu errado” quando tanto tentam assistir a alguma série.

O site Downdetector, no qual usuários podem relatar problemas em diversos sites, mostra o aumento de reclamações a partir das 17h no horário de Brasília:

imagem: gráfico do downdetector mostrando um pico de reclamações a partiro das 17h do BRT.

Reprodução: Downdetector.

O problema parece relacionado exclusivamente ao acesso via desktop — e ligado ao uso de bloqueadores de anúncio no browser. Usuários que utilizam serviços como uBlock Origin, Bitdefender Anti-Tracker, Ghostery, entre outros, estão alegando que após colocarem o site na whitelist dos bloqueadores e limparem o cache, tudo voltou a funcionar.

Alguns disseram que, ao trocarem para um navegador sem qualquer extensão, também tiveram o acesso normalizado. Há ainda usuários mostrando métodos para driblar a necessidade de desligar os bloqueadores de anúncios durante o uso do site.

Também há relatos de que utilizar o aplicativo da Crunchyroll disponível na Microsoft Store é outra opção para quem não quer mexer nas configurações de seus bloqueadores. Os aplicativos para TV, videogames e dispositivos móveis não estão passando por esse problema.

Parece então claro que o “bloqueio” vem do uso de ad-blocks, mas muitos usuários não entenderam: eles pagam assinatura do serviço justamente para não verem propagandas, então não faz sentido a Crunchyroll impedir o acesso de assinantes pagos que utilizam esse tipo de serviço.

Aqui há duas possibilidades que parecem prováveis: a primeira é que o serviço pode estar apenas alterando as configurações porque muitos adblocks também fazem serviço anti-tracking, dificultando que sites coletem informações dos usuários — pode ser que a Crunchyroll agora queira “forçar” seus assinantes a permitirem coleta desses dados, que são por vezes compartilhados com terceiros.

A segunda é que o streaming pode estar implementando um modelo de assinatura mais barata, mas com algumas propagandas, de forma próxima ao que a Netflix e a HBO Max fizeram recentemente.  Contudo, ainda não está claro o motivo dessa implementação, que poderia também ser ligado a outra questão.

Veja também:

⇒ Como corrigir os vídeos em tela preta na Crunchyroll? | Guia


Fonte: Reddit, Crunchyroll


Agradecimentos ao LP_BH_ pela dica.