Faleceu no último dia 8 de setembro Buichi Terasawa, importante autor de mangás, mais conhecido pelo sucesso Space Adventure Cobra — ou simplesmente Cobra. O artista estava com 68 anos de idade e não resistiu a um ataque cardíaco. Ao longo dos últimos anos, ele já havia passado por três cirurgias cerebrais, segundo informações de Furuse Manabu, representante da Terasawa Productions.

Natural de Hokkaido, Takeichi Terasawa (nome de batismo) se mudou para a capital Tóquio no ano de 1976, quando se tornou discípulo do mestre Osamu Tezuka (conhecido como o grande responsável por solidificar os conceitos do mangá moderno). Na época, ele submeteu uma de suas histórias a uma espécie de concurso do “deus do mangá”, que buscava por novos assistentes, chamando a sua atenção.

imagem: capa japonesa do mangá Cobra

Edição japonesa de Cobra. | Imagem: Reprodução/Shueisha

Já em 1977, foi finalista do 13º Prêmio Tezuka e emplacou um one-shot de Cobra — história que marcaria sua carreira para sempre. Após essa pequena prévia, em 1978 a obra passou a ser publicada regularmente na revista Shonen Jump, a mais popular antologia de quadrinhos no Japão.

Cobra foi publicado até 1984, totalizando 18 volumes encadernados pela editora Shueisha, que venderam mais de 50 milhões de cópias mundialmente. A trama se passa em um futuro distante onde Johnson, um trabalhador comum de uma empresa, recebe de seu empregado-robô Ben a sugestão de ir para uma outra companhia que oferece viver um sonho como se fosse realidade. Johnson pede para ser o rei de harém e comandar tropas, contudo, ele acaba virando “Cobra”, um aventureiro que explora o espaço ao lado de sua parceira androide, Lady Armaroid.

O mangá foi adaptado em uma série animada em 1982, e contou com várias obras derivadas, incluindo continuações, spin-offs e outras mídias. O mangá original foi o primeiro título da Shonen Jump a chegar no Brasil, com apenas um volume lançado em 1991 pela extinta editora Dealer. Dos animês, o primeiro filme foi lançado por aqui em DVD em 2008 pela FlashStar, mas a série original só chegou legendada em 2022 via Funimation.

Diversos episódios do animê estão disponíveis no canal oficial da TMS Entertainment no YouTube, com legendas em inglês.

 

Deixamos aqui os nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Buichi Terasawa.


Fonte: Mainichi