Hoje (12), durante painel da New York Comic Con, a Toei Animation revelou seu mais novo projeto para comemorar os 40 anos da franquia Dragon Ball no ano que vem. Trata-se de uma nova série, chamada de Dragon Ball DAIMA, que chegará na temporada de outono de 2024 (nossa primavera, no último trimestre).
Quem esperava por uma adaptação da continuação do mangá de Dragon Ball Super (que segue em publicação), pode ter quebrado um pouco a cara. Dragon Ball DAIMA será uma história completamente nova, onde Goku e os demais personagens serão transformados em crianças devido a algum evento aparentemente envolvendo um pedido a Shenlong.
Confira abaixo o primeiro trailer do animê, que começa relembrando as produções da franquia desde 1984:
No painel, uma mensagem do criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, revelou que ele está por trás da história e de diversos designs de personagens. A trama mostrará Goku e seus amigos partindo em uma aventura por um mundo misterioso, procurando a forma de consertar as coisas e terem seus corpos de volta. É algo ligeiramente semelhante ao que foi feito em Dragon Ball GT, série de 1996 (e também original, sem ser baseada em um mangá), onde Goku volta a ter o corpo infantil.
Outro ponto que Toriyama destaca é a volta do bastão mágico, a arma de defesa que Goku usava quando era criança e acabou sendo dispensada com o desenvolvimento da série. Há um momento no trailer (2:36) onde o personagem faz alguns movimentos com o item clássico.
Sobre o título da série, ‘DAIMA’, o criador diz ter sido um termo inventado, que em japonês pode ser escrito como 大魔, e em inglês poderia significar algo como “evil” (mal). “大魔” pode ser encontrado no nome de outro personagem da série, o Piccolo Daimaoh, onde é acrescentado o “王”, ficando algo como “grande rei demônio”.
Dragon Ballsurgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon BallZ, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também ficaram disponíveis pelo NOW e atualmente vão ao ar pela Crunchyroll, Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. Atualmente, vai ao ar pela Crunchyroll, enquanto a Panini publica uma Edição Definitiva do mangá original.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, é exibido legendado na Crunchyroll, tendo passagem com dublagem pelo Cartoon Network, Warner Channel e Band. Um mangá derivado é publicado pela Panini.