Segundo dados do Observatório do Cinema da ANCINE, o filme SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco (CODE: White) vendeu 11.770 ingressos em sua segunda cinessemana (2-8 de maio), totalizando 75.209 ingressos e uma bilheteria total de R$ 1,5 milhão.

A nova aventura da família Forger teve uma queda de bilheteria de 81% em relação à primeira semana, refletindo a baixa expectativa dos exibidores em relação ao filme.

É normal que filmes enfrentem quedas bruscas de bilheteria em sua segunda semana de exibição. Produções de grande sucesso, como Barbie e Duna: Parte Dois, geralmente enfrentam quedas de 40% a 50% em sua segunda, por uma série de razões culturais e pressões externas: o público tem preferência por assistir filmes no lançamento, novos lançamentos estão sempre entrando no circuito dos cinemas, há menos marketing direcionado aos filmes pós-lançamento, entre outros motivos.

Filmes de menos sucesso enfrentam quedas maiores, por volta de 60%, com Morbius (2022) com uma espantosa queda de 73.8% no mercado doméstico estadunidense durante a segunda semana.

Mas quando tratamos de filmes de nicho — como os filmes de animê — essas pressões externas tendem a exercer força maior. Dragon Ball Super: Super Hero, One Piece Film: RED e Suzume todos tiveram quedas entre 55% e 60%, enquanto filmes como Demon Slayer: Para a Vila dos Ferreiros e JUJUTSU KAISEN 0 amargaram quedas de 69% e 72%, respectivamente. Como sabemos, filmes de animê saem mais cedo de cartaz, possuem menores orçamentos de divulgação e um público mais limitado.

Mas, mesmo para os padrões dos filmes de animê exibidos no Brasil, a queda de 81% é bastante brusca. É possível que o filme tenha perdido salas para o lançamento de Garfield: Fora de Casa, que já acumula mais de R$ 10 milhões de bilheteria no Brasil, que compete com SPY X FAMILY como filme de animação, e que também é distribuído no Brasil pela Sony Pictures.


Fonte: ANCINE, Box Office Mojo, ScreenRant


O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.