Da mesma forma que aconteceu recentemente com Jaspion e Jiban, as séries Jiraiya – O Incrível Ninja, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX apareceram de surpresa com suas versões dubladas no canal Sato+ (exclusivo para smart TVs da marca Samsung). A exibição na programação linear acontece pelo menos desde o último domingo (3).

A versão brasileira de Jiraiya, trabalho do extinto estúdio Álamo feito em 1989, estava “embargada” desde meados de 2020, quando dubladores fizeram cobranças (algumas delas públicas) pelo acerto dos direitos conexos — remuneração aos profissionais envolvidos com o trabalho artístico, acordada por diferentes períodos, dependendo do modo de exibição.

O processo de reivindicação dos direitos começou justamente com o outro título da lista, Kamen Rider Black, quando dois episódios dublados foram exibidos pela Band (sendo os únicos da série transmitidos na ocasião). O retorno de ambas as dublagens foi possível graças a um acerto da atual distribuidora dos programas, a Sato Company, com os atores e atrizes envolvidos.

Atualmente, a versão dublada de Kamen Rider Black também está disponível pelo Mercado Play, plataforma de streaming gratuita (com propagandas) do Mercado Livre. Juntamente com a dublagem original, há uma nova versão brasileira para a música de abertura (gravada por Ricardo Cruz e Lucas Araujo), e uma dublagem recente feita para o episódio final e prévias dos capítulos seguintes.

No caso de Kamen Rider Black RX, essa é a primeira vez que a dublagem original é exibida de forma oficial desde o fim da transmissão pela Manchete — a série saiu do ar em 1998.

Em suas redes, a Sato Company também promete que as dublagens chegarão em breve a outras plataformas de streaming.

 

Imagem “quase HD”

Como tem sido padrão nessas novas exibições pelo Sato+, Jiraiya e Kamen Rider Black também passaram por um processo de upscaling, aparentemente encomendado de forma independente pela Sato Company. Com uso de inteligência artificial, a grosso modo esse processo “força” um aumento da qualidade de imagem, via preenchimento generativo, porém com algumas inconsistências perceptíveis em movimentações mais bruscas ou aceleradas.

Até o fechamento dessa nota, não tivemos informações sobre a imagem de RX.

 

Street Fighter II também voltou

Aproveitando o espaço, já faz algum tempo, mas não registramos aqui. Outra série que voltou a contar com sua dublagem pelo Sato+ foi o animê Street Fighter II V, a série de 1994 (com aquela mesma versão transmitida pelo SBT).


Fonte: TokuSato (Instagram); @GuSTaVauMJRI (X/Twitter)