No último dia 17 de janeiro, aconteceu no Japão o Prêmio Akutagawa, uma das mais prestigiadas premiações literárias do país. A vencedora deste ano foi a escritora Rie Kudan pelo livro Tokyo-to Doujou Tou (Torre da Simpatia de Tóquio, em tradução livre).

Porém, o que mais chamou a atenção foi a afirmação da própria autora de que seu livro foi escrito com ajuda de inteligência artificial.

Há dois momentos, na reportagem consultada, que menciona o uso de I.A no livro. Na primeira, é dito que a autora admitiu que em torno de 5% do livro foi gerado por programas de inteligência artificial como ChatGPT “palavra-por-palavra”. Depois, é dito que ela recorria ao programa quando tinha problemas que não podia consultar mais ninguém — quando a I.A não respondia o que queria, ela colocava seus sentimentos nas falas dos personagens.

Kudan disse que pretende “continuar com o uso de I.A em seus livros, ao mesmo tempo que deixo minha criatividade se expressar totalmente”.

A decisão do júri gerou uma divisão entre os que reagiram bem e os que foram contra a vitória. Membro do comitê e também escritor Keiichiro Hirano foi ao X (antigo Twitter) declarar o seguinte:

Parece que a história de que o trabalho premiado de Rie Kudan foi escrito usando IA foi mal-entendido… Se ler, verá que a IA foi mencionada no trabalho. Haverá problemas com este tipo de uso no futuro, mas não é o caso com Tokyo-to Dojo To.

Lançado este ano, Tokyo-to Doujou Tou aborda o tema da inteligência artificial, numa ficção científica que acompanha a vida de um arquiteto, cuja missão é construir uma torre que servirá como reabilitação de criminosos.

Criado em 1935, o prêmio bienal Akutagawa visa premiar os novos escritores que mais se destacaram na literatura japonesa. Com apoio da Sociedade para Promoção da Literatura Japonesa, a premiação tem seu nome em homenagem a Ryunosuke Akutagwa (1892-1927), um dos maiores escritores japoneses, que tem entre suas obras Rashômon – que ficou internacionalmente conhecido através do filme de Akira Kurosawa.


Fonte: CNN, I.T Media