Os assinantes da Sky e Claro que mudarem de canal perceberão uma pequena ausência: o Tooncast. Ele deixou a grade das operadoras ontem (31).

O desligamento do canal já era algo prenunciado. Em dezembro do ano passado, o conglomerado Warner Bros. Discovery anunciou o encerramento de suas atividades ainda em 2024, juntamente com o canal TCM.

O site Além da Tela entrou em contato com as operadoras, mas apenas a Claro respondeu. Segundo a empresa, a emissora teria sido substituída em novembro de 2023 pelo [adult swim] — mas vale lembrar que este mesmo canal substituiu o TruTV.

Porém, o site do Tooncast continua no ar e com programação prevista até 20 de fevereiro. O que leva a acreditar que o encerramento total será a partir desta data, com algumas operadores ainda transmitindo o canal até lá.

O encerramento do canal não é algo exclusivo. Nos últimos anos, canais pagos, em especial voltados ao público infantil (e que também contaram com produções nipônicas), foram encerrados. Foi o caso, por exemplo, do Boomerang, que deu lugar ao Cartoonito, e o Disney XD. A decisão de dar fim às emissoras pode estar atrelada ao declínio no número de espectadores e o consumo maior em plataformas de streaming, o que faz com que as empresas resolvam focar seus esforços em outros segmentos.

O Tooncast chegou ao Brasil em 2008, focando na exibição de desenhos clássicos, em especial os da Hanna Barbera e Cartoon Network. Algumas produções nipônicas também passaram pelo canal, sendo uma das mais recentes Pokémon, que saiu da grade em 2021.

No momento, a única atração com ligação com o Japão era o desenho Hi Hi Puffy AmiYumi, que re-imagina a dupla de j-rock PUFFY, mostrando versões caricatas das cantoras em aventuras.


Fonte: Além da Tela e Tooncast