O Anime DICRIA está preparando uma nova atividade para os frequentadores da Mangateca DICRIA, a biblioteca especializada em mangás localizada no Morro do Fallet, no centro do Rio de Janeiro. “Jornada Mangaká” é o nome do mais novo projeto da ONG, que realizará em seu espaço físico aulas de desenho e letramento.

O projeto não apenas tem o propósito de instrumentalizar o público alvo — crianças e jovens de 8 a 16 anos, com prioridade para moradores do Morro do Fallet, em Santa Teresa, e de comunidades vizinhas –, mas também prevê a publicação de um mangá feito em conjunto pelos participantes.

Com inscrições abertas até o dia 18 de março, os encontros ocorrerão semanalmente, aos sábados, e serão divididos em duas turmas. O projeto terá início em abril e tem conclusão prevista para setembro. O número de vagas é limitado.

As aulas serão conduzidas pelo ilustrador e animador Byu La, um dos responsáveis, ao lado de Ed Cura, pela idealização da identidade visual da Mangateca DICRIA, e pela educadora Caroline Muniz, integrante da equipe do Anime DICRIA. A gestão das atividades será tocada por Ed Cura e Pamela Pereira, diretores executivos da ONG.

A iniciativa conta com o patrocínio do Governo Federal, representado pelo Ministério da Cultura, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, além do apoio da Oi.

O formulário de inscrição pode ser acessado clicando aqui. Mais informações estão disponíveis no Instagram do Anime Dicria.

imagem: ilustração do Mangá Dicria

O que é o Anime DICRIA?

Fundado por Ed Cura, carioca do Morro do Fallet, o Anime DICRIA veio a público como um perfil nas redes sociais que inseria personagens de animê em cenas do cotidiano do Rio de Janeiro. O nome é uma alusão ao modo como as crianças criadas nas favelas do Rio são chamadas, os “crias”.

A página do Instagram, que já conta com mais de 90 mil seguidores, foi criada em fevereiro de 2021 para servir como uma espécie de “válvula de escape” em relação à pandemia, que interrompeu o trabalho de Ed como fotógrafo de eventos, como ele conta ao jornal O Globo.

Em 2022, foi inaugurada a Mangateca DICRIA, localizada no bairro de Santa Teresa. O objetivo do espaço, que funciona diariamente, é incentivar a prática de leitura e o contato com linguagens artísticas através dos quadrinhos japoneses.

Atualmente, a ONG é dirigida por Ed Cura e Pamela Pereira.


Fonte: Anime Dicria