A Netflix brasileira já conta com uma página do animê Yu Yu Hakusho, com botãozinho pra definir o lembrete e tudo. No entanto, ainda não foi divulgada oficialmente uma data de estreia, tampouco se ela chegaria com opção dublada em português.

Curiosamente, por algum possível erro interno, já é possível colocar os episódios para rodar no idioma original ou dublado em inglês (com opção de legendas em inglês também). Para isso, basta ir nas configurações do perfil e alterar o idioma de português para inglês: pronto! Yu Yu Hakusho parecerá na busca, com 66 episódios disponíveis (duas temporadas, na distribuição da empresa Funimation).

Segundo dados do site Unogs, a entrada na data de hoje (15 de março) ocorreu para a Netflix dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia — além do Brasil.

imagem: tela mostrando yu yu hakusho adicionado, em inglês

Reprodução/Netflix

A adição da série já era esperada, por conta da recepção com média positiva ao recente live-action baseado no mangá de Yoshihiro Togashi. Há ainda todo um movimento de outros animês que também são distribuídos pela Funimation/Sony e que devem aparecer em breve na Netflix.

imagem: tela da netflix com yu yu hakusho e texto em português

Reprodução/Netflix

▶ Clique aqui para acessar a página da série na Netflix.

 

Uma 3ª dublagem?

Imagem: Kuwabara, Kurama, Hiei e Yusuke Urameshi em 'Yu Yu Hakusho'.

Divulgação: Pierrot.

Até onde sabemos, Yu Yu Hakusho foi dublado duas vezes. A primeira delas em 1997, com distribuição da Tikara Films para a exibição pela extinta Rede Manchete, que durou até 1999. Essa versão virou perdida, “legalmente” falando (embora facilmente se encontre gravações de fãs por aí).

A segunda ocorreu em 2004, quando o animê estava nas mãos da Cloverway, para exibição no Cartoon Network. Essa redublagem ocorreu justamente por não ser possível usar a anterior, mas manteve quase todo o elenco em mais um trabalho feito no estúdio Áudio News, do Rio de Janeiro (sob direção de Marco Ribeiro, voz do Yusuke).

Como a Cloverway fechou as portas, ainda não se sabe se essa dublagem pôde ser repassada a algum outro representante ou não. Mesmo que essa versão tenha saído por completo em DVD, via PlayArte, é desconhecida as implicações de direitos conexos que deveriam ser resolvidos para o uso legal.

Por toda essa “salada”, é possível que o caminho mais fácil para a Funimation e Netflix seja uma terceira dublagem — mas não há nada confirmado sobre isso. Ou mesmo que a série só chegue mesmo legendada.

Apenas com legendas em inglês, Yu Yu Hakusho também está disponível atualmente pela Crunchyroll (plataforma comprada há certo tempo pela Sony, que juntou parte do catálogo da Funimation).

 

Veja também:

▶ Dublagem de ‘Yu Yu Hakusho’ não é uma receita de bolo; “tem que ter um bom senso”, diz Marco Ribeiro | JBox Entrevista

▶ YUYU20 Remaster: com metade da meta, campanha de novo CD de ‘Yu Yu Hakusho’ abre mais modos de apoio

▶ Crítica | Yu Yu Hakusho (live-action)


Fonte: Netflix