O Relic Castle, um fórum focado na criação e compartilhamento de fan games de Pokémon, foi derrubado sem aviso prévio — segundo quem cuidava do site, foi por causa de uma notificação de desligamento via DMCA (a lei americana de direitos autorais no meio digital) emitida pela The Pokémon Company (TPC).

Criado em 2014, o Relic Castle era um espaço onde era possível conversar sobre fan games da franquia e compartilhar links para esses jogos ou para assets de jogos — o fórum, contudo, não hospedava nenhum dos arquivos. Eram mais 20 mil membros e 65 mil postagens no fórum, espaço gratuito, sem propagandas e que não visava lucro.

Nas redes oficiais do fórum, foi postada uma nota de despedida, na qual informam que o servidor de Discord usado pela comunidade seguirá de pé:

Esse é mais um capítulo na caça que a Pokémon Company vem fazendo a mods e outros conteúdos de fãs. Recentemente, um vídeo de 7 anos atrás, mostrando um mod de Pokémon em Call of Duty: Zombies, foi derrubado manualmente pela empresa.

Na notícia postada pelo Kotaku, é trazida a especulação de que essas novas ações são motivadas pelo sucesso de Palworld, popularmente chamado de “Pokémon com armas”, o que teria feito a TPC correr atrás de conteúdos que podem ter “escapado do radar” previamente.

Nós trazemos ainda a possibilidade dessa nova caça aos mods fazer parte de uma conduta processual da TPC para alegar judicialmente que Palworld é um risco para a marca Pokémon e, com isso, tentar derrubar o jogo e afugentar desenvolvedores que tenham projetos similares (uma vez que, no caso de Palworld, uma potencial acusação de plágio deve ser mais fraca legalmente).


Fonte: Kotaku, MyNintendoNews